ENSINO E EDUCAÇÃO ESPECIAL
Código: PGEB1067
Curso: Mestrado em Ensino na Educação Básica
Créditos: 2
Carga horária: 30
Ementa: Panorama Histórico da Educação Especial. A perspectiva Histórico-Cultural, os estudos sobre a defectologia e a mediação do ensino para estudantes com deficiência. A relação entre aprendizagem e desenvolvimento de estudantes com deficiência. A prática pedagógica e o trabalho com as deficiências.
Bibliografia: 1. VIGOTSKI, L. S. Obras Completas – Tomo Cinco: Fundamentos de Defectologia/Tradução do Programa de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE); revisão da tradução por Guillermo Arias Beatón. — 2 ed. Cascavel, PR:EDUNIOESTE, 2022. Disponível em: https://editora.unioeste.br/index.php?route=product/product&product_id=186.
2. VIGOTSKI, L. S. A defectologia e o estudo do desenvolvimento e da educação da criança anormal. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 4, p. 861-870, dez. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v37n4/a12v37n4.pdf
3. VIGOTSKI, L. S. Psicologia Pedagógica. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
