ENSINO E EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Código: PGEB1065
Curso: Mestrado em Ensino na Educação Básica
Créditos: 2
Carga horária: 30
Ementa:
Teorias sociais brasileiras cujos princípios se assentam nas relações entre diferentes grupos étnico-raciais refletidas nas história das culturas africanas e afro-brasileira e dos Conhecimentos ancestrais dos povos indígenas do Brasil; Estudos destas culturas na ancora dos documentos oficiais situado nas leis 10639/2003 e 11645/2008 na obrigatoriedade do ensino destes princípios da Educação Básica ao Ensino Superior; Plano nacional de implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais para as relações étnico raciais na Educação Quilombola e Diretrizes Curriculares na Educação Escolar Indígena; mudança de paradigmas perspectivando outros olhares para o continente africano mediado pelo conhecimento dos valores civilizatórios africanos e para os etnos-conhecimentos dos povos indígenas refletindo-os nas especificidades culturais atreladas as relações entre educação, cultura e pertencimento identitário; Estratégias de abordagem das relações étnico-raciais e da diversidade destas diferentes culturas no currículo perspectivando outras concepções de mundo e práticas educativas a serem tratadas na Educação Básica.
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