Didática da Matemática Francesa

Código: PGEB1062
Curso: Mestrado em Ensino na Educação Básica
Créditos: 2
Carga horária: 30
Ementa: Estudo das teorias francesas de Didática da Matemática.
Bibliografia: ARTIGUE, M. Ingénierie didactique: Recherches em Didactique dês Mathématiques, vol. 9, nº 3, pp.
281-307. La Pensée Sauvage, 1990.
ARTIGUE, M. Engenharia Didática. In: BRUN, Jean. (Org.). Didáticas das Matemáticas. Lisboa: Instituto
Piaget, 1996. p. 193 . 217.
BROUSSEAU, G. Introdução à Teoria das Situações Didáticas. São Paulo: Ática, 2009.
D. AMORE, B. Elementos de Didática da Matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2007.
DUVAL, R. Semiósis e pensamento humano: registro semiótico e aprendizagens intelectuais . São
Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.
MOREIRA, M. A. A teoria dos campos conceituais de Vergnaud, o ensino de ciências e a pesquisa nesta
área. Revista Investigações em Ensino de Ciências, v. 7, 2002. p. 7 -29.
MOREIRA, M. A.. (Org.). A teoria dos campos conceituais de Vergnaud, o ensino de ciências e a
investigação nesta área. Porto Alegra: Instituto da Física/UFRGS, 2004.
PAIS, L. C.. Didática da Matemática; uma análise da influência francesa. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica,
2002.
VERGNAUD, G. A criança, a matemática e a realidade: problemas do ensino da matemática na escolaelementar. Curitiba: Ed. UFPR, 2009.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia Governador Mário Covas, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-540