Ensino e Psicanálise

Código: PGEB1055
Curso: Mestrado em Ensino na Educação Básica
Créditos: 2
Carga horária: 30
Ementa: Abordagens de ensino. O Ensino tradicional. Alternativas de Ensino. Transmissão X Transferência. O ensino na Psicanálise. O desejo de saber: uma teoria sobre a aprendizagem. Poder-Desejo: a transferência na relação professor-aluno. O professor no lugar da transferência. Magistério: profissão impossível?
Bibliografia: Bibliografia

FREUD, A. Psicanálise para Pedagogos. São Paulo: Editora Moraes, 1974.
MILLOT, C. Freud-antipedagogo. Rio de Janeiro: Zahar editora, 2001.
FERNANDEZ, A. Inteligência aprisionada. Porto Alegre: Artmed, 1991.
FERNANDEZ, A. A mulher escondida na professora. Porto Alegre: Artmed, 1991.

Complementar

BRASIL (Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional de Educação. Câmara Nacional de Educação Básica). Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica. Brasília: MEC,SEB,DICEI. 2013.
MIZUKAMI, M.G.N Abordagens do processo ensino aprendizagem. São Paulo: EPU, 1986.
FERNÁNDEZ, A. O saber em jogo . a psicopedagogia propiciando autorias de pensamento. Porto Alegre: Artmed, 2008.
FERNÁNDEZ, A. Os Idiomas do aprendente. Porto Alegre: Artmed, 2006.
PIAGET, J. A linguagem e o pensamento da criança. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
VIGOTSKI, L.S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia Governador Mário Covas, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-540