Ensino e Currículo na Educação Básica
Código: PGEB1054
Curso: Mestrado em Ensino na Educação Básica
Créditos: 2
Carga horária: 30
Ementa: O campo de estudos do currículo; teorias curriculares e práticas de ensino: relações. Desenvolvimento curricular. Políticas curriculares. Currículo, reformas curriculares: repercussões no ensino. Abordagens contemporâneas: temáticas de gênero, etnorraciais e ambientais. Etnociências.
Bibliografia: 1. GOODSON, I. Currículo: teoria e história. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
2. SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte, Autêntica. 2009.
3. KRENAK, A. A vida não é útil. São Paulo: Companhia das Letras. 2020.
4. PINHEIRO, B. C. S. Como ser um professor antirracista. São Paulo: Planeta. 2023.
5. RIBEIRO, Djamila. Lugar de fala. São Paulo: Jandaíra. 2019.
6. MACEDO, R. S.; MACEDO-DE-SÁ, S. M. Etnocurrículo: Etnoaprendizagens: a educação referenciada na cultura. São Paulo: Edições Loyola. 2015.
