Ensino de Línguas e Literaturas na Educação Básica
Código: PGEB1052
Curso: Mestrado em Ensino na Educação Básica
Créditos: 2
Carga horária: 30
Ementa:
Linguagem, língua, fala, discurso e multimodalidade. O texto como evento dialógico, na oralidade e na escrita. Gêneros Discursivos e Ensino e a interface com os estudos dos letramentos. O processo de recepção e de produção de diferentes gêneros discursivos na Educação Básica. A prática de ensino da leitura e da produção de textos (verbal e não-verbal) na sala de aula. Análise crítica do ensino da leitura e da produção de textos nos livros didáticos. Concepções de literatura e ensino. O livro e o leitor: prazer e conhecimento. O ensino de literatura e prática docente na Educação Básica. Práticas pedagógicas direcionadas à formação do leitor do texto literário. Competências e habilidades necessárias ao professor.
Bibliografia:
1. ABDALA JÚNIOR, Benjamin. Literatura, história e política: literaturas de língua portuguesa no século XX. 2. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2007.
2. BAKHTIN, Mikhail. Teoria do romance I: a estilística. Tradução, prefácio, notas e glossário de Paulo Bezerra; organização da edição russa de Serguei Botcharov e Vadim Kójinov. São Paulo: Editora 34, 2015. 256p.
3. CAVALANTI, Mônica Magalhães Cavalcanti. Os sentidos do texto. São Paulo: Contexto: 2018.
4. CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2000.
5. KALANTZIS, Mary; COPE, Bill; PINHEIRO, Petrilson. Letramentos. Campinas, SP: Editora Unicamp, 2020
6. RIBEIRO, Ana Elisa. Textos Multimodais: Leitura e Produção. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
7. TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: Difel, 2009.