Ensino de Línguas e Literaturas na Educação Básica
Código: PGEB1052
Curso: Mestrado em Ensino na Educação Básica
Créditos: 2
Carga horária: 30
Ementa: Linguagem, língua, fala, discurso e multimodalidade. O texto como evento dialógico, na oralidade e na escrita. Gêneros Discursivos e Ensino e a interface com os estudos dos letramentos. O processo de recepção e de produção de diferentes gêneros discursivos na Educação Básica. A prática de ensino da leitura e da produção de textos (verbal e não-verbal) na sala de aula. Análise crítica do ensino da leitura e da produção de textos nos livros didáticos. Concepções de literatura e ensino. O livro e o leitor: prazer e conhecimento. O ensino de literatura e prática docente na Educação Básica. Práticas pedagógicas direcionadas à formação do leitor do texto literário. Competências e habilidades necessárias ao professor.
Bibliografia: 1. BAKHTIN, M. Teoria do romance I: a estilística. Tradução, prefácio, notas e glossário de Paulo Bezerra; organização da edição russa de Serguei Botcharov e Vadim Kójinov. São Paulo: Editora 34,
2015. 256p.
2. CANDIDO, A. Literatura e sociedade. Editora Todavia; 1 ed. 2023.
3. KALANTZIS, M.; COPE, B.; PINHEIRO, P. Letramentos. Campinas, SP: Editora Unicamp, 2020.
4. PAIVA, F. A. (org.). Professores transformadores de ambientes multimodais de aprendizagem: projetos de ensino de linguagens. São Carlos: Pedro&João, 2022.
5. RIBEIRO, A. E. Textos Multimodais: Leitura e Produção. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
6. RIBEIRO, A. E . Multimodalidade, textos e tecnologias: provocações para a sala de aula. São Paulo: Parábola, 2021. 181 p.
