Teorias do Processo de Ensino Aprendizagem e Prática Docente
Código: PGEB1048
Curso: Mestrado em Ensino na Educação Básica
Créditos: 4
Carga horária: 60
Ementa: Principais teorias de ensino e aprendizagem e suas relações com o desenvolvimento humano. A aprendizagem em interface com o desenvolvimento cultural. As práticas docentes e pedagógicas no interior da escola. A escola como local de trabalho e organização de ensino. A pesquisa como elemento fundante da formação dos professores e alunos. Os saberes que constituem o processo de ensino e de aprendizagem. Cotidiano escolar e suas possibilidades de aprendizagem e transformação dos sujeitos envolvidos. A experiência e o saber da experiência na produção de conhecimentos singulares da escola básica.
Bibliografia: 1. ALENCAR, E. S. (org.) Teorias e Práticas sobre a Formação de Professores [recurso eletrônico]. 1.ed. Curitiba: Editora Bagai, 2022. ISBN: 978-65-5368-133-0. Disponível em:
https://doi.org/10.37008/978-65-5368-133-0.03.11.22.
2. GAUTHIER, C. Por uma teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Unijuí, 1998.
3. IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e incerteza. São Paulo: Cortez, 2010.
4. GONZAGA, L. L. (org.) Identidade Docente: desenvolvimento profissional e pessoal em diferentes percursos [recurso eletrônico]. 1.ed. Curitiba: Bagai, 2020. ISBN: 978-65-87204-83-3. Disponível em: https://doi.org/ 10.37008/978-65-87204-83-3.20.11.20.
5. TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2005.
6. GUILHERME, W. D. (org.) Formação inicial e continuada de professores e a identidade docente. Ponta Grossa/PR: Atena Editora, 2022. ISBN 978-65-258-0104-9. Disponível em: https://doi.org/10.22533/at.ed.049222906.
7. JUSTUS, M. B. (org.) Formação de professores e a condição do trabalho docente [recurso eletrônico]. Ponta Grossa/PR: Atena Editora, 2019. ISBN 978-85-7247-440-5. Disponível em: https://atenaeditora.com.br/catalogo/ebook/formacao-de-professores-e-a-c....
8. SCHUNK, D. H. Teorías del aprendizaje: una perspectiva educativa [Learning Theories: An Education Perspective]. Traduzido por Leticia E. P. Ayala; Maria E. O. Salinas. 6. ed. México: Pearson Educación, 2012. ISBN: 978-607-32-1475-9.
9. BESSA, V. H. Teorias da Aprendizagem. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2008.
10. PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. 19.ed. Rio de Janeiro: Forense, 1993.
11. VYGOTSKY, L. S. Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
12. WALLON, H. A evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
13. ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2008.
