Teorias do Processo de Ensino Aprendizagem e Prática Docente

Código: PGEB1048
Curso: Mestrado em Ensino na Educação Básica
Créditos: 4
Carga horária: 60
Ementa: Principais teorias de ensino e aprendizagem. O ensino e a mediação pedagógica. A contextualização do ensino. As relações entre ensino, aprendizagem e desenvolvimento humano. A aprendizagem em interface com o desenvolvimento cultural. Conceitos sobre as teorias de ensino e aprendizagem e a análise dos discursos que constituem tais práticas articulada aos documentos oficiais
Bibliografia: 1. PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. 19 ed. Rio de Janeiro: Forense, 1993.
2. VYGOTSKY, Lev Semenovich. A Construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo:  Martins Fontes, 2009.
3. VYGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e Linguagem. Edição eletrônica. Ed Ridendo Castigat Mores. (www.jahr.org)
4. VYGOTSKY, Lev Semenovich. Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
5. WALLON, Henri. A evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia Governador Mário Covas, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-540