Formação de professores para a Educação Básica

Código: PGEB1013
Curso: Mestrado em Ensino na Educação Básica
Créditos: 2
Carga horária: 30
Ementa:

Perspectivas de formação de professores. Identidade, profissionalidade e profissionalização docente. Parceria e colaboração interinstitucional no processo formativo do professor. Modelos e tendências na área de formação de professores. Narrativas oral e escrita na formação. O papel da pesquisa na formação de professores. Produção de saberes profissionais no trabalho docente. Epistemologia da prática docente. Redes de saberes e fazeres docentes no cotidiano escolar. O conceito de experiência e as trajetórias pessoal e profissional dos professores.


Bibliografia:

1. ANDRÉ, M. (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 2002.

2. FOERSTE, E. Parceria na formação de professores. São Paulo: Cortez, 2005.

3. GAUTHIER, C. Por uma teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Unijuí, 1998.

4. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.


Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia Governador Mário Covas, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-540