Ensino de Filosofia na Educação Básica
Código: PGEB1012
Curso: Mestrado em Ensino na Educação Básica
Créditos: 2
Carga horária: 30
Ementa:
Ensino de filosofia: sentidos e práticas. A filosofia para crianças. Filosofia e infância. Filosofia no ensino médio: história, fundamentos, metodologias, perspectivas. Produção de recursos e material didático para o ensino de filosofia na Educação Básica. Práticas interdisciplinares no ensino de filosofia. Filosofia, arte e literatura: encontros, experiências. Práticas de filosofia em ambientes não escolares.
Bibliografia:
1. CARVALHO, M. C. Filosofia para crianças: a (im)possibilidade de lhe chamar outras coisas. 1 ed. – Rio de Janeiro: NEFI, 2020 – (Coleção Ensaios; 4). [Disponível gratuitamente]
2. LIPMAN, M. A filosofia vai à escola. São Paulo: Summus, 1990.
3. VELASCO, P. D. N. Filosofar e ensinar a filosofar: registros do GT da Anpof 2006-2018. 1 ed – Rio de Janeiro: NEFI, 2020 – (coleções; 4). [Disponível gratuitamente]