Ensino de História na Educação Básica

Código: PGEB1004
Curso: Mestrado em Ensino na Educação Básica
Créditos: 2
Carga horária: 30
Ementa:

Os fundamentos epistemológicos que norteiam o processo de ensino-aprendizagem da História. As transformações historiográficas verificadas na contemporaneidade e suas relações com o ensino da disciplina. A diversificação das fontes no ensino de história e a produção de material didático. Relações entre a pesquisa e o ensino da história na educação básica. Ensino de história e educação para as relações étnico-raciais. Ensino de história e diversidade


Bibliografia:

ABREU, Martha; SOIHET, Rachel. Ensino de História: conceito, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2009.

ASSMANN, ALEIDA. Espaços de recordação: formas e transformações da memória cultural. São Paulo: Editora UNICAMP, 2011.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.

BITTENCOURT, Circe. Reflexões sobre o ensino de história. Revista Estudos Avançados. v.32, n.93. 2018.

BLOCH, Marc. Apologia da história ou oficio do historiador. São Paulo: Jorge Zahar Editor, 2001.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: magia, técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1996.

BURKE, Peter (Org.). A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: UNESP, 1992.

BURKE, Peter. O que é história cultural. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.

FONSECA, Thais Nívia de Lima e (orgs). Inaugurando a História e construindo a nação: discursos e imagens no ensino de História. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2001.GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas e sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado: Contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Editora PUC, 2015

LE GOFF, Jacques. História e Memória. São Paulo: Editora UNICAMP, 2003.  

MONTEIRO, Ana Maria Ferreira da Costa; GASPARELLO, Arlette Medeiros; MAGALHÃES, Marcelo de Souza (orgs). Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Ed. Mauad X: FAPERJ, 2007.MAGALHÃES, Marcelo de Souza, et al (orgs). Ensino de História, usos do passado, memória e mídia. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014.

PEREIRA, Amilcar Araújo; MONTEIRO, Ana Maria (org). Ensino de História e Culturas Afro-Brasileiras e Indígena. Rio de Janeiro: Pallas, 2013.

PINSKY, Carla Bassanezi (org). Novos temas nas aulas de história. São Paulo: Editora Contexto, 2010

SCHMIDT, Maria Auxiliadora , BARCA, Isabel , MARTINS, Estevão de Rezende . Orgs. Jörn Rüsen e o ensino de história. Curitiba: UFP. 2010


Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia Governador Mário Covas, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-540