Ensino de História na Educação Básica
Código: PGEB1004
Curso: Mestrado em Ensino na Educação Básica
Créditos: 2
Carga horária: 30
Ementa: Os fundamentos epistemológicos que norteiam o processo de ensino-aprendizagem da História. As transformações historiográficas verificadas na contemporaneidade e suas relações com o ensino da disciplina. A diversificação das fontes no ensino de história e a produção de material didático. Relações entre a pesquisa e o ensino da história na educação básica. Ensino de história e educação para as relações étnico-raciais. Ensino de história e diversidade.
Bibliografia: ABREU, Martha; SOIHET, Rachel. Ensino de História: conceito, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2009.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.
BITTENCOURT, Circe. Reflexões sobre o ensino de história. Revista Estudos Avançados. v. 32, n. 93. 2018.
CERRI, Luís Fernando. Ensino de História e Consciência Histórica: Implicações Didáticas de uma Discussão Contemporânea. Rio de Janeiro: editora FGV, 2011
FONSECA, Thais Nívia de Lima e (org). Inaugurando a História e construindo a nação: discursos e imagens no ensino de História. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2001.
MAGALHÃES, Marcelo de Souza, et al (org). Ensino de História, usos do passado, memória e mídia. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014.
PEREIRA, Amilcar Araújo; MONTEIRO, Ana Maria (org). Ensino de História e Culturas Afro-Brasileiras e Indígena. Rio de Janeiro: Pallas, 2013.
PINSKY, Carla Bassanezi (org). Novos temas nas aulas de história. São Paulo: Editora Contexto, 2010
SCHMIDT, Maria Auxiliadora , BARCA, Isabel , MARTINS, Estevão de Rezende . (Orgs). Jörn Rüsen e o ensino de história. Curitiba: UFP. 2010
