O Ensino de Ciências Físicas por Investigação: uma experiência nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Nome: GEOVANI DA SILVA BAYERL
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 24/03/2016
Orientador:
Nome | Papel |
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MARCIA REGINA SANTANA PEREIRA | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ELIKA TAKIMOTO | Examinador Externo |
MARCIA HELENA SIERVI MANSO | Examinador Interno |
MARCIA REGINA SANTANA PEREIRA | Orientador |
Resumo: O presente estudo disserta sobre o ensino de Ciências Físicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental através da metodologia de Ensino por Investigação. As pesquisas recentes mostram que a inserção desta prática metodológica nas aulas de Ciências é o caminho mais promissor para promover condições e oportunidades para o desenvolvimento da Alfabetização Científica.
Adotamos para a realização desta pesquisa a metodologia qualitativa, através da pesquisa exploratória. O trabalho foi realizado numa escola municipal de Pedro Canário ES, com duas turmas: 4º ano (20 alunos) e o 5º ano (24 alunos). Desenvolvemos durante cinco semanas, nos turnos matutino e vespertino, quatro práticas investigativas de conhecimento físico: o carrinho; o submarino; como acontecem os dias, as noites e as estações do ano; como acender uma lâmpada. Para facilitar a análise dos dados, filmamos todos os encontros e, no final de cada aula, os estudantes produziram relatórios das atividades investigativas. Na interação com o problema, as crianças se envolveram cognitiva e afetivamente, confrontando ideias previas, levantando hipóteses, analisando e relatando resultados. Nesta perspectiva, ensinar Ciências por Investigação pressupõe inovação. Em vez de aulas tradicionais onde o professor é o detentor do conhecimento, prioriza-se a participação do aluno como ser pensante e ativo no processo de construção do conhecimento, tendo o docente como mediador do processo. Ao finalda pesquisa, constatamos evidências de que os estudantes construíram conceitos de conhecimento físico, explorados nas atividades investigativas.