O uso da Astronomia como eixo temático motivador para introdução ao estudo de Cinemática no ensino médio
Nome: GEYSA FRINHANI
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 22/03/2016
Orientador:
Nome | Papel |
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MARCIA REGINA SANTANA PEREIRA | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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CARLOS APARECIDO KANTOR | Examinador Externo |
FLAVIO GIMENES ALVARENGA | Examinador Interno |
MARCIA REGINA SANTANA PEREIRA | Orientador |
SERGIO MASCARELLO BISCH | Examinador Externo |
Resumo: Esta dissertação descreve uma intervenção pedagógica realizada nas aulas de Física com
alunos da primeira série do Ensino Médio. Trata-se da construção e aplicação de uma
sequência didática sobre Cinemática, que utilizou a Astronomia como eixo temático
motivador e teve como base o ensino por investigação e a teoria da aprendizagem
significativa de David Ausubel. Foi produzida e aplicada pela própria autora,
caracterizando-se, portanto, como uma pesquisa-ação, cuja natureza é qualitativa. A
aplicação das atividades foi realizada na Escola Estadual Comunitária Rural de Colatina
no ano de 2015 e envolveu 36 estudantes matriculados no turno matutino e a professora de
Física, também pesquisadora. A produção da sequência didática adotada teve por base os
resultados obtidos na análise preliminar dos livros didáticos de Física selecionados no
PNLD 2012. Esta análise busca identificar a ocorrência de conteúdos específicos de
Astronomia, e como estes conteúdos são abordados nos livros (curiosidades, exercícios
propostos, argumentos introdutórios, etc.). O objetivo da pesquisa é averiguar a
possibilidade de utilização efetiva dos conteúdos em Astronomia como um eixo
principal para o ensino de Cinemática. Os instrumentos utilizados para a produção dos
dados que subsidiaram as análises foram um diário de campo da professorapesquisadora,
uma pesquisa diagnóstica com os alunos e mapas conceituais produzidos
pelos estudantes.