A formação de professores das séries iniciais na UFES/São Mateus e suas concepções sobre o ensino de ciências
Nome: VALDIRENE BERNADINO PIRES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 22/03/2016
Orientador:
Nome | Papel |
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GUSTAVO MACHADO PRADO | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ANDREA BRANDÃO LOCATELLI | Examinador Interno |
GUSTAVO MACHADO PRADO | Orientador |
MARCOS DA CUNHA TEIXEIRA | Examinador Externo |
Resumo: A presente pesquisa é de âmbito educacional, especificamente sobre o ensino de ciências nas séries iniciais. Teve como objetivocompreender a formação dos professores que atuam nas séries iniciais e as suas concepções de ensino na disciplina de Ciências,nas escolas municipais de São Mateus-ES. Os objetivos se concentram em analisar o processo de inserção do curso de pedagogia na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), campus São Mateus;identificar o espaço e tempo do ensino de Ciências nas grades curriculares dos cursos que nortearam a formação dos pedagogos; verificar se o processo de formação tem possibilitado aos professores analisarem criticamente a construção do currículo esua própria ação pedagógica; do ponto de vista dos conteúdos e da metodologia nas séries iniciais do EnsinoFundamental. A perspectiva teórica adotada situou a trajetória do Ensino de Ciências indicando fundamentos à discussão das necessidades formativas do professor desse nível de ensino. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo. A técnica de coleta de dados foi feita por meio de análise documental, questionário e entrevista. Foram analisadas as ementas e grades curriculares das diferentes modalidades da licenciatura em Pedagogia ofertadas pela UFES em São Mateus. O questionário foi aplicado a 34 professores que lecionam nas escolas municipais e cursaram alguma destas modalidadesna UFES/São Mateus. Esse questionário foi composto por pergunta abertas e fechadas. Entrevistas foram aplicadas a duas professoras que atuam na secretaria de educação do município. Os dados coletados foram analisados com base no método análise de conteúdos. Os resultados obtidos mostraram que o ensino de Ciências se mantém pautado na transmissão de conteúdos, apontando limitações na prática docente e na formação dos professores e indicando a necessidade de que os professores em atuação nas séries iniciais participem de uma formação continuada centrada nos saberes da formação e da experiência desses profissionais.