Ensino e aprendizagem de divisibilidade através da Resolução de Problemas: experiência com uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental
Nome: JOSÉ APARECIDO DA SILVA FERNANDES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 17/03/2016
Orientador:
Nome | Papel |
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LÚCIO SOUZA FASSARELLA | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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LOURDES DE LA ROSA ONUCHIC | Examinador Externo |
LÚCIO SOUZA FASSARELLA | Orientador |
MOYSÉS GONÇALVES SIQUEIRA FILHO | Examinador Interno |
Resumo: A presente dissertação tem como propósito investigar as contribuições da metodologia de Resolução de Problemas no processo de ensino e aprendizagem de divisibilidade com números naturais a alunos de 6º ano do Ensino Fundamental. Caracteriza-se pesquisa qualitativa na forma de estudo de caso do tipo etnográfico, organizada segundo o Modelo Metodológico de Romberg-Onuchic. Para a coleta de dados utiliza-se: diário de campo, observação participante e entrevista; além disso, descreve as produções dos alunos ao longo da aplicação das atividades do plano de trabalho. Têm-se como pergunta de pesquisa: quais contribuições a metodologia Resolução de Problemas pode propiciar para o ensino e aprendizagem do tema divisibilidade a alunos de 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Espírito Santo? O objetivo geral é selecionar e aplicar atividades didáticas sobre divisibilidade usando como metodologia de ensino a Resolução de Problemas conforme preconizada por Allevato e Onuchic e analisar o processo de aprendizagem na perspectiva da participação do aluno na construção do seu conhecimento. Constata-se que no decorrer do desenvolvimento das atividades, houve melhoras consideráveis dos alunos em diversos aspectos: no comportamento, na organização, na participação individual e no trabalho colaborativo, além do aprendizado de diversos conceitos e técnicas relacionadas à divisibilidade.