Problemas Recreativos na obra O Homem que Calculava, de Malba Tahan, e a Resolução de Problemas
Nome: CLARICE SEGANTINI
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 24/11/2015
Orientador:
Nome | Papel |
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MOYSÉS GONÇALVES SIQUEIRA FILHO | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ANDRESSA CESANA | Suplente Externo |
CIRCE MARY SILVA DA SILVA DYNNIKOV | Suplente Externo |
LÍGIA ARANTES SAD | Examinador Externo |
LÚCIO SOUZA FASSARELLA | Examinador Interno |
MOYSÉS GONÇALVES SIQUEIRA FILHO | Orientador |
Resumo: Visa a investigar e analisar as apropriações e representações de um grupo de alunos do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Nestor Gomes diante dos problemas extraídos do livro O Homem que Calculava, de Malba Tahan, em um ambiente de resolução de problemas, bem como analisar os registros elaborados pelos alunos nas soluções dos problemas. Apresenta um breve histórico sobre a resolução de problemas, ora abordada como conteúdo, ora como prática, ou ainda como metodologia. Exibe importantes matemáticos como divulgadores da matemática recreativa. Trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa. Utiliza a triangulação para análise dos dados da pesquisa. Adota como referencial teórico a história cultural, posta por Roger Chartier, para os conceitos de representação, apropriação e prática. Descreve as produções dos alunos nas oficinas de resolução de problemas e aponta que os problemas recreativos despertam o interesse, a criatividade, a imaginação e o uso de estratégias próprias para resolução, promovem questionamentos, discussões e o trabalho em grupo entre os alunos. Evidencia as dificuldades dos alunos em interpretação e nos cálculos matemáticos. Relata que os problemas selecionados abrangem aspectos culturais e sociais, para além dos conceitos matemáticos.