AS PERSPECTIVAS E OS DESAFIOS ENCONTRADOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO EM UMA UNIDADE ESCOLAR DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO ESPÍRITO SANTO
Nome: PRISCILA FARIA MORAES
Data de publicação: 02/06/2025
Banca:
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Papel |
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DEBORA SCHMITT KAVALEK | Examinador Externo |
FRANKLIN NOEL DOS SANTOS | Presidente |
ISABEL MATOS NUNES | Examinador Interno |
Resumo: A presente dissertação tem origem nas inquietações da equipe escolar da qual a pesquisadora atua como gestora, motivadas pela necessidade de implementação do Novo Ensino Médio (NEM), iniciada em 2022. O objetivo geral do estudo é problematizar, analisar e investigar os impactos da implementação do NEM sobre o trabalho docente, a experiência discente e a atuação da gestão escolar em uma unidade da rede pública estadual do Espírito Santo. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que envolveu levantamento bibliográfico e documental acerca do percurso histórico e legal do Ensino Médio no Brasil, da dualidade estrutural, da reforma curricular e da análise dos documentos oficiais relativos ao plano de implementação do NEM no Espírito Santo. A investigação também contempla a discussão sobre a autonomia de escolha do estudante, com base na teoria de Lev Vigotsky. Para a obtenção dos dados empíricos, foram aplicados questionários semiestruturados a professores e estudantes, conduzidos individualmente. A análise dos dados foi orientada pelo método de Análise de Conteúdo, segundo Bardin. No caso da gestora escolar, utilizou-se o recurso do relato de experiência como instrumento metodológico. A pesquisa buscou compreender as percepções dos participantes sobre a implementação do NEM na rede estadual, com ênfase na aplicação do novo currículo, que propõe a flexibilização por meio dos itinerários formativos e o aumento da carga horária. Os resultados apontam para o esvaziamento do currículo, com os conteúdos pouco aprofundados; ausência de formação docente adequada e em tempo hábil; e uma autonomia de escolha por parte dos estudantes mais relacionada a aspectos afetivos e relações interpessoais do que a uma real aproximação com escolhas profissionais futuras. Os participantes também relataram prejuízos decorrentes da redução da carga horária destinada à Base Nacional Comum Curricular, identificando um déficit significativo de conhecimentos essenciais para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).