TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS: CONCEPÇÕES DOCENTES EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Nome: JOANA DE LIMA MORAES
Data de publicação: 26/05/2025
Banca:
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Papel |
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AILTON PEREIRA MORILA | Examinador Interno |
BÁRBARA CÂNDIDO BRAZ | Examinador Externo |
VALDINEI CEZAR CARDOSO | Presidente |
Resumo: Desenvolvida em uma cidade do norte do Espírito Santo, esta pesquisa, investiga as concepções pedagógicas de professores de matemática da Educação Básica com relação a Resolução de Problemas (RP), a Investigação Matemática (IM), a Modelagem Matemática e aos Jogos. Como justificativa, são destacadas a relevância do papel docente na inserção de alternativas metodológicas nas aulas de matemática e como as concepções influenciam na escolha e inserção delas e a necessidade de formação continuada para a divulgação dessas metodologias. A questão norteadora visa responder: “Quais concepções pedagógicas acerca de algumas alternativas metodológicas em Educação Matemática são identificadas durante um curso de Formação continuada para professores de matemática da Educação Básica da rede estadual do Espírito Santo?”. Caracterizada como qualitativa e de cunho exploratório, a metodologia da pesquisa utiliza diversos meios como instrumentos de coleta de dados: questionários, vídeos, imagens, textos e entrevistas. A Análise Discursiva (AD) embasou a análise dos dados, coletados no decorrer de uma Formação fornecida pela pesquisadora. Concluímos que os participantes, antes da formação, possuíam compreensões simples acerca das metodologias abordadas e, no decorrer da Formação, foi identificado o desenvolvimento de saberes acadêmicos e práticos relacionas as metodologias. Compreendemos que, em sua maioria, os participantes possuem sua docência embasada nas Tendências de ensino tradicional e tecnicista, por almejarem uma aprendizagem homogênea, imediata e linear. O que representa uma barreira na escolha de alternativas metodológicas que proporcionem dinamismo e necessitem de tempo de planejamento. Pelas análises, foi possível concluir que essas concepções teóricas dos docentes, relacionadas ao modo como eles entendem o ensino, impactam nas escolhas de metodologias. Acreditamos que, em pesquisas futuras, um olhar para a relação entre as Tendências Pedagógicas de ensino, a formação inicial e a prática representam fatores relevantes para a inovação pedagógica.