FORMAÇÃO E PRÁTICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROLICEN NA REGIÃO NORTE DO ESPÍRITO SANTO
Nome: ALLAN RODRIGUES BATISTA
Data de publicação: 22/05/2025
Orientador:
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Papel |
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ANDREA BRANDAO LOCATELLI | Orientador |
Banca:
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ANDREA BRANDAO LOCATELLI | Presidente |
FRANKLIN NOEL DOS SANTOS | Examinador Interno |
MARIANA POZATTI | Examinador Externo |
Resumo: O estudo discute o impacto da formação oferecida pelo Programa Pró-Licenciatura em Educação Física (PROLICEN) da UFES, com foco nas trajetórias e práticas docentes de seus egressos. Ofertado na modalidade a distância, o curso foi destinado à formação inicial de professores em exercício nas redes públicas que atuavam nos anos finais do Ensino Fundamental e/ou no Ensino Médio, em resposta à necessidade de suprir a carência de professores licenciados em regiões periféricas. O programa integrou a segunda fase do Pró-Licenciatura, reforçando o movimento de democratização do acesso ao ensino superior, contando com o ingresso de 510 professores-alunos provenientes de diversos municípios do Espírito Santo. As atividades foram distribuídas em dez polos de apoio presencial, proporcionando uma estrutura que combinava ensino remoto e suporte presencial. O objetivo central deste estudo pautou-se em compreender como essa formação influenciou a vida profissional de sete egressos do PROLICEN e a qualidade do ensino em suas respectivas comunidades. Para isso, adotou-se uma abordagem metodológica qualitativa, fundamentada em narrativas autobiográficas dos egressos e na análise de suas experiências formativas. Dentre as ferramentas discutidas neste estudo como experiência formadora, destacam-se os saberes docentes dos professores, conforme as reflexões de Tardif (2002), Gauthier (2006) e Borges (2005), bem como as narrativas autobiográficas, abordadas na perspectiva de Josso (2002) e Souza (2004). Os resultados indicam que o PROLICEN proporcionou oportunidades para indivíduos que, de outra forma, poderiam não ter acesso ao ensino superior, contribuindo para seu desenvolvimento profissional e pessoal. Além disso, o Programa ampliou as perspectivas sobre o ensino da Educação Física, oferecendo fundamentos sólidos para a construção de uma prática pedagógica mais crítica e reflexiva. Nesse sentido, esta pesquisa contribui para uma compreensão mais aprofundada dos impactos da formação docente na Educação Física Escolar e fornece bases para futuras discussões sobre políticas de formação inicial e continuada. Dessa maneira, os resultados evidenciam que o PROLICEN exerceu um impacto positivo tanto na democratização do ensino superior quanto na qualificação dos professores de Educação Física, promovendo transformações significativas na prática docente e na comunidade escolar.