INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE LINHARES, ESPÍRITO SANTO

Nome: RAIANE CAPELINI

Data de publicação: 03/06/2025
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
FRANKLIN NOEL DOS SANTOS Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FRANKLIN NOEL DOS SANTOS Presidente
RITA DE CASSIA CRISTOFOLETI Examinador Interno
ROMUALDO DIAS Examinador Externo

Resumo: A escola exerce um papel fundamental na formação histórico-cultural dos estudantes. A Ciência, por estar presente no cotidiano, pode e deve ser abordada desde a primeira etapa da Educação Básica: a Educação Infantil. Dada a relevância do conhecimento científico, torna-se necessário refletir se este tem sido, de fato, oportunizado às crianças pequenas no espaço escolar. Considerar a criança como sujeito desta pesquisa justifica-se pela necessidade de conhecer, compreender e respeitar sua forma própria de aprender. Nesse sentido, foi essencial estudar os documentos curriculares vigentes, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de âmbito nacional, e o Currículo do Espírito Santo, de abrangência estadual e alinhado à BNCC, que propõem o ensino para a infância a partir de dois eixos estruturantes: interações e as brincadeiras. Esses eixos representam linguagens próprias da infância, que se manifestam de maneira dinâmica e indissociável, possibilitando às crianças observar, explorar, formular hipóteses, argumentar, buscar informações e elaborar sínteses. Assim, esta pesquisa buscou observar e analisar se a aproximação com o campo das Ciências, mediada por momentos de interações e brincadeiras, é capaz de promover aprendizagem e desenvolvimento infantil. A investigação foi realizada com 20 crianças em um Centro Municipal de Educação Infantil no município de Linhares – ES. O questionamento central foi: Ocorreu aprendizagem e ampliação da linguagem no campo das Ciências por meio das interações e brincadeiras? Como objetivo geral, propôs-se realizar momentos de interações e brincadeiras com crianças de 4 e 5 anos e verificar os indícios de aprendizagem e de ampliação da linguagem científica. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a pesquisa documental e a observação participante. Para a análise dos dados, adotou-se o Materialismo Histórico-Dialético como abordagem teórico-metodológica. Os resultados indicam que ocorreu aprendizagem por meio dos momentos de interações e brincadeiras, favorecendo o diálogo, a interação e a construção coletiva de conhecimentos, além de fomentar a ampliação da linguagem.

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