ENSINO DA HISTÓRIA LOCAL EM PERSPECTIVA: O CASO DA IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO E O ANTIGO TRAPICHE
Nome: FLAVIO MARTINS FUNDÃO VIEIRA
Data de publicação: 30/04/2025
Orientador:
Nome![]() |
Papel |
---|---|
MARIA ALAYDE ALCANTARA SALIM | Orientador |
Banca:
Nome![]() |
Papel |
---|---|
LIVIA SCHEINER COSTA | Examinador Externo |
MARIA ALAYDE ALCANTARA SALIM | Presidente |
UEBER JOSE DE OLIVEIRA | Examinador Interno |
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo investigar as possibilidades para o ensino da história local a partir do uso do patrimônio histórico-cultural de Conceição da Barra, município localizado no extremo norte do Estado do Espírito Santo. Para tanto, destacam-se dois patrimônios culturais materiais: O Trapiche, atualmente Casa da Cultura Hermógenes Lima da Fonseca e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, ambas situadas ao centro da cidade. São construções arquitetônicas bastante representativas na localidade remontando respectivamente aos séculos XVIII e XIX, conforme registros, e constituem-se como espaços para aprendizagens históricas. Este trabalho dialoga com os pressupostos epistemológicos da Educação Histórica ao ancorar-se nos conceitos de consciência histórica de Jorn Rusen (2001) e de Literacia Histórica, proposta pelo historiador inglês Peter Lee (2006). Refletindo sobre os bens patrimoniais locais enquanto fonte e documento, utiliza-se as contribuições teóricas do historiador francês Marc Bloch (2001) e do filósofo alemão Walter Benjamin (1985). A abordagem da pesquisa é do tipo qualitativo, bibliográfico e documental em que utilizamos a metodologia da etnografia histórica presente na obra de Giovanni Levi (2000) e Natalie Davis (1987) que permite combinar a análise das fontes históricas com as práticas e significados culturais inscritos no presente. No primeiro capítulo apresentamos o tema, as reflexões teóricas e a metodologia da pesquisa. No segundo capítulo, discutimos acerca da abordagem regional e local na historiografia e no ensino de História. Posteriormente, apresentamos um balanço historiográfico com alguns escritos que se referem a localidade. No terceiro capítulo, abordamos um panorama sobre a trajetória do conceito de Patrimônio no Brasil e suas relações com o ensino, por meio da metodologia da Educação Patrimonial. No quarto e último capítulo apresentou-se uma proposta didática com o tema da história local e o uso do Patrimônio Histórico-Cultural para aplicação no Ensino Fundamental II ou Ensino Médio.