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(MULTI)LETRAMENTOS, MULTIMODALIDADE E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DA EXPRESSÃO TEÓRICA À POSSIBILIDADE PRÁTICA COM ESTUDANTES DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Nome: JURANDIR CARDOSO DOS SANTOS JUNIOR

Data de publicação: 29/11/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ELIANE GONCALVES DA COSTA Examinador Interno
VANESSA TIBURTINO BENING Examinador Externo
ZAIRA BOMFANTE DOS SANTOS Presidente

Resumo: Esta dissertação investiga possibilidades práticas para o ensino de língua portuguesa a partir da mobilização dos pressupostos teóricos dos (multi)letramentos e da abordagem multimodal. O foco de análise circunda o caráter didático-metodológico do exercício docente dentro desse ideário teórico, numa complexa e delicada relação entre teoria e prática. Nesse sentido, explora-se o desenvolvimento e aplicação de um conjunto de atividades, cuja produtividade é ensaiada com estudantes de uma turma de nono ano do ensino fundamental, em uma escola pública estadual situada no interior do município de Pinheiros, Espírito Santo. Com efeito, de modo a operar sobre as fronteiras tênues de problematização, a pesquisa está ancorada nas teorizações dos Multiletramentos do The New London Group (1996) e Cope e Kalantzis (2015), nos estudos dos Letramentos de Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020) e nos estudos da Multimodalidade, fundamentados nas escritas de Kress e van Leeuwen (2001) e Kress (2010). Por meio de uma abordagem qualitativa de base exploratória, adotando o estudo de caso como procedimento metodológico, investiga movimentos de leitura, escrita e produção, rastreando traços da produção de sentidos, processos de agência e trabalho semiótico dos estudantes, além de delinear trilhamentos com possíveis modos de leitura das proposições dos (multi)letramentos e da abordagem multimodal. Os gestos finais de análise reforçam a relevância de o docente estar atento aos textos que circulam nos diferentes espaços sociais, sejam eles mais ou menos legitimados, possibilitando um diálogo com as vivências dos estudantes e, desses lugares, reunir textos autênticos, que possam fundamentar atividades de leitura e escrita, cuja execução somente será significativa com uma metalinguagem que permita a interpretação mais precisa das camadas de sentidos. Os dados também indicam a necessidade de elaborar questões que guiem as leituras, promovam a comparação entre diferentes gêneros e linguagens, abordando-os na inteireza de suas composições. Esses apontamentos revelam o desafio de adotar uma visão ampliada de texto, valorizando estéticas textuais contemporâneas e digitais, rompendo, assim, as continuidades históricas da tradição gramatical e estruturalista que ainda permeia os processos de ensino da língua portuguesa na educação básica.

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