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“O ATENDIMENTO EM AMBIENTE DOMICILIAR DE ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO MATEUS/ES: A COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS”

Nome: SANDRA ADRIANA SCARPATTI

Data de publicação: 29/06/2022

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDRESSA MAFEZONI CAETANO Examinador Externo
ISABEL MATOS NUNES Examinador Interno

Resumo: Dentre as modalidades de atendimento apontadas nas diretrizes da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – PNEEPEI/2008 -consta o atendimento em ambiente domiciliar para atender estudante da educação
básica, decorrente de problema de saúde que impossibilite o educando de frequentar a escola, temporária ou permanentemente. Diante desse cenário, ocorre o problema de pesquisa: Quais práticas pedagógicas são realizadas com uma estudante com deficiência motora grave, não verbal, com comprometimento intelectual, atendida em ambiente domiciliar? Tem como objetivo geral conhecer e analisar a prática pedagógica utilizada pela professora do atendimento em ambiente domiciliar de uma estudante matriculada no Ensino Fundamental anos finais, da Rede Municipal de Ensino de São Mateus/ES, com deficiência múltipla, tendo como recurso metodológico a Comunicação Aumentativa e Alternativa – CAA. Os dados produzidos no momento da pesquisa de campo tomarão como fonte de análise as contribuições de Vigotski,
no campo da defectologia (2011), e no estudo da aprendizagem e desenvolvimento da pessoa com deficiência. A observação das práticas pedagógicas e da CAA ocorreu durante o atendimento da professora em ambiente domiciliar. As leituras
aprofundadas da perspectiva histórico-cultural, em especial os conceitos de mediação, caminhos alternativos e de compensação sociopsicológica se mostraram como caminhos potentes para o acesso ao currículo escolar pela aluna com
deficiência atendida em ambiente domiciliar, a fim de oportunizar continuidade ao estudo, tendo como premissa garantir direitos educativos equitativos e inclusivos.

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