CONTRIBUIÇÕES FILOSÓFICAS PARA FORMAÇÃO CONTINUADA ESPECÍFICA DE EDUCADORES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Nome: RENAN ELVIS CRIVELLARO

Data de publicação: 27/09/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DÉBORA SCHMITT KAVALEK Examinador Externo
FRANKLIN NOEL DOS SANTOS Presidente
ISABEL MATOS NUNES Examinador Interno

Resumo: A relação entre Filosofia e Educação do Campo representa um campo fértil para a construção de práticas educativas que respeitem e valorizem as especificidades das comunidades rurais. A pesquisa aborda conexão entre a Filosofia e a Educação do Campo, sublinhando a importância de reconhecer as especificidades das comunidades camponesas e a função social da Filosofia na formação de educadores. A pesquisa justifica-se pela importância de reconhecer a função social da Filosofia na formação desses educadores, bem como evidenciar a importância de uma formação específica dos educadores do campo. O objetivo do estudo é propor uma abordagem metodológica vinculada à Epistemologia do Campo, estabelecendo pontes epistemológicas entre a Filosofia e a Educação do Campo, superando métodos tradicionais e contribuindo para a formação continuada específica dos educadores. Como base da pesquisa foi utilizada entrevista semiestruturada que resultou nas análises qualitativas com adoção da Análise Temática de Braun e Clarke e Análise do
Discurso de Orlandi. A pesquisa destaca a importância de uma formação continuada específica para educadores da Educação do Campo, promovendo uma educação mais contextualizada e significativa para as comunidades camponesas. Diante da necessidade de promover uma formação específica para esses educadores, surge a questão de como a Filosofia pode contribuir para esse processo, considerando as particularidades e desafios desse contexto educacional. Os resultados preliminares apontam a relevância da formação continuada específica na Educação do Campo, destacando desafios na oferta de cursos e programas, além dos benefícios significativos para a prática docente e para as comunidades camponesas envolvidas. Além disso, os resultados reforçam a relevância da formação continuada específica na Educação do Campo e a necessidade de reconhecer e valorizar os saberes locais.

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