A HISTÓRIA E A CULTURA PATAXÓ: UM ESTUDO DAS NARRATIVAS DE ESTUDANTES EM PRADO/BAHIA
Nome: PATRICIA BISPO DA SILVA
Data de publicação: 28/08/2024
Banca:
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Papel |
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FRANCISCO EDUARDO TORRES CANCELA CANCELA | Examinador Externo |
MARIA ALAYDE ALCANTARA SALIM | Presidente |
UEBER JOSE DE OLIVEIRA | Examinador Interno |
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar as narrativas construídas pelos estudantes do ensino médio de Prado/Bahia sobre a história e cultura do povo Pataxó que habita o município. A história do município do Prado é marcada pela presença indígena e pretendemos através das narrativas, identificar as imagens, saberes, e experiências dos estudantes relacionados a história da cidade, cultura e modos de vida atuais do povo Pataxó. Partindo de uma perspectiva decolonial, utilizamos como referencial teórico Quijano (2005), Maldonado-Torres (2007) e Catherine Walsh (2007; 2009). Utilizamos também as ideias de Walter Benjamim (1986) e Jorge Larossa Bondía (2002; 2011) para pensar os conceitos de narrativas e experiência. A pesquisa é do tipo etnográfica, qualitativa, utilizando grupos de discussão (Weller, 2013) com os estudantes de dezoito turmas do Colégio Estadual Homero Pires no ano de 2023, buscando compreender as experiências coletivas do grupo. Na introdução apresentamos os caminhos até a pesquisa, sua metodologia, discussão teórica e uma discussão bibliográfica sobre o ensino de história indígena. No segundo capítulo apresentamos um estudo bibliográfico sobre a história do Prado e do povo Pataxó que habita o Extremo Sul da Bahia. No terceiro capítulo, a partir da análise dos dados, apresentamos como o eurocentrismo e a colonialidade tem atravessado as experiências escolares dos estudantes e como aparecem nas narrativas que eles construíram ao longo da trajetória escolar sobre os povos indígenas. Além disso, debateremos quais estratégias têm sido mobilizadas pelos sujeitos escolares para romper com essa lógica dominante e colonial, como a história e saberes desses povos vem sendo ensinados e de que forma a interculturalidade está presente no ensino de história na cidade de Prado.