HISTÓRIA E CONSTRUÇÃO SOCIAL DO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA:
Um olhar sobre o Ensino Fundamental nas escolas municipais de Rio Bananal/ES

Nome: KATIA DEMUNER FANCHIOTTI

Data de publicação: 27/05/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CAROLINA LOMANDO CANETE Examinador Externo
FRANKLIN NOEL DOS SANTOS Examinador Interno
GUSTAVO MACHADO PRADO Presidente

Resumo: Essa pesquisa buscou identificar como o currículo de Ciências no município de Rio Bananal/ES esteve disposto, ao longo da última década e primeiros anos da década atual, tendo em vista a formação discente e sua reflexão sobre a história do ensino de Ciências. O objetivo principal foi conhecer o processo histórico, dentro da última década, do desenvolvimento do currículo de Ciências no município de Rio Bananal/ES. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa envolvendo análise bibliográfica e documental nas seguintes fontes: Legislação, Diretrizes Curriculares e Planos de Ensino da disciplina de Ciências, disponíveis na Superintendência Regional de Educação, Secretaria Municipal de Educação e nas próprias Unidades de Ensino. Além disso, foi realizada entrevista semiestruturada junto a professores que ministram a disciplina de Ciências nas escolas que ofertam integralmente o Ensino Fundamental no município de Rio Bananal/ ES. Assim, ao analisarmos a história do ensino de Ciências no município de Rio Bananal/ES, podemos asseverar que esse ideário educacional tem uma forte influência da política estadual, além daquela que provém dos próprios professores que atuam nas escolas municipais.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia Governador Mário Covas, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-540