O MODELO TPACK EM UMA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE TEIXEIRA DE FREITAS/BA
Nome: MARIANGELA SILVA SOUZA
Data de publicação: 31/07/2024
Banca:
Nome | Papel |
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LUCIANO LESSA LORENZONI | Examinador Externo |
MOYSES GONCALVES SIQUEIRA FILHO | Examinador Interno |
VALDINEI CEZAR CARDOSO | Presidente |
Resumo: Pesquisa de cunho qualitativo, definida como estudo de caso, que visa responder a seguinte questão norteadora: Quais categorias do Conhecimento Tecnológico, Pedagógico e de Conteúdo (Technological Pedagogical Content Knowledge - TPACK) estão presentes na formação de professores na Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia, Campus X, considerando a compreensão dos discentes e a grade curricular do curso? Embasados nos estudos de Shulman (1987) e Mishra e Koehler (2006), objetivamos identificar conhecimentos do modelo TPACK presentes na graduação por meio da análise do Plano de reconhecimento do curso de Licenciatura em Matemática (PRCLM) e da compreensão dos estudantes. Além da análise do PRCLM, onde classificamos as disciplinas, conforme ementas, dentro das categorias do TPACK, utilizamos questionário e entrevista semiestruturada para o levantamento dos dados com os estudantes. Recorremos à Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2020) para interpretação da entrevista. Participaram de nossa pesquisa sete estudantes da licenciatura em questão, pertencentes aos sétimo e nono períodos. Os resultados obtidos revelaram que, apesar da ênfase percebida ao Conhecimento do Conteúdo na graduação em questão, os demais conhecimentos que compõe a base TPACK foram identificados dentro das disciplinas da graduação. De acordo com os estudantes, a organização e prática curricular presentes na Licenciatura, tem favorecido a articulação dos conhecimentos do modelo TPACK no decorrer do curso, propiciando o desenvolvimento dos conhecimentos Tecnológicos, Pedagógicos e de Conteúdo dos futuros professores de matemática.