O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DISCRETOS: SEU VALOR DIDÁTICO À LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA
Nome: LUCAS CALEGARI TAVARES
Data de publicação: 10/07/2024
Banca:
Nome | Papel |
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ALEX JORDANE DE OLIVEIRA | Examinador Externo |
LUCIO SOUZA FASSARELLA | Presidente |
VALDINEI CEZAR CARDOSO | Examinador Interno |
Resumo: Pesquisa com abordagem qualitativa e objetivo exploratório que investigou o seguinte problema de pesquisa: "Qual é o valor didático da resolução de problemas discretos com uso do pensamento computacional para a aprendizagem de funções recursivas?". O objetivo geral consiste em verificar o valor didático da resolução de problemas discretos com o uso do pensamento computacional para o aprendizado de funções recursivas. Tem por referencial teórico a Teoria dos Registros de Representação Semiótica. A pesquisa define o conceito de valor didático, utilizando o conceito de coordenação de registros. Na pesquisa bibliográfica, buscou-se referenciais teóricos que envolvessem atividades com aspectos da computação desplugada, no intuito de utilizar o pensamento computacional como abordagem heurística na resolução de problemas. Os dados foram coletados por meio de pesquisa de campo e na resolução de atividades por meio do pesquisador. Na pesquisa de campo foi aplicada uma atividade com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais. A pesquisa identifica os registros de representação utilizados na resolução de problemas discretos envolvendo recursividade, classificando as conversões entre eles quanto à congruência e, no caso das representações auxiliares, suas funções de acordo com a classificação de Moretti e Baerle. Conclui-se que atividades com valor didático fomentam a combinação de diferentes registros semióticos, possibilitando uma melhor compreensão dos objetos matemáticos estudados. Essa abordagem pode orientar outros profissionais da educação na criação de atividades que potencializam a aprendizagem matemática dos estudantes no Ensino Básico.