A RECICLAGEM E O BRINCAR COMO PRÁTICAS DE ENSINO EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL MUNICIPAL DE SÃO MATEUS/ES

Nome: VITOR VASCONCELOS SALVADOR

Data de publicação: 22/04/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DÉBORA SCHMITT KAVALEK Examinador Externo
FRANKLIN NOEL DOS SANTOS Presidente
ISABEL MATOS NUNES Examinador Interno

Resumo: A Educação Infantil é um espaço de direitos e experiências. É uma rica fase de conhecimento, assimilação, aproximação e de aprender. A escola, representada pelo CEIM nessa pesquisa, é quem media através dos seus professores, esse processo, contribuindo para o desenvolvimento integral e totalitário das crianças em seus aspectos social, cultural, cognitivo e comunitário. É a escola que vai buscar a garantia desses direitos, juntamente com a família e os demais órgãos competentes. A pesquisa teve por provocação inicial a busca por respostas e novos fazeres pedagógicos. A questão da destinação do lixo e as formas de brincar, embora sejam problemas tão distintos, podem ser aproximados, se tornando aliadas na resolução de problemas e construção de projetos. Dentro da temática de direitos e processos, o brincar constitui-se como um meio de construção da criança. Através das brincadeiras a criança aprende, ensina, interage, se conhece, se expressa, socializa e conquista autonomia. De fato, aprende brincando e brinca aprendendo. Aliado a isso, esse estudo enfatizou também o direito a vivermos num mundo sustentável, que reutiliza, repensa e recicla, o direito a um mundo com ar puro, água limpa, árvores protegidas e lixo tratado e/ou reaproveitado. Tudo isso é também garantia de direitos. É partindo desse olhar voltado e atento a essas necessidades de promover junto às crianças e pelas crianças um fazer pedagógico sustentável, um modo de ser escola para e com as crianças, que essa pesquisa qualitativa tomou como lócus uma Unidade de Ensino Infantil de um bairro da periferia de São Mateus, com o objetivo de investigar dentro da realidade de uma escola pública, como as crianças enxergam o mundo que está ao seu redor, como veêm o desenrolar daquilo que é feito com o lixo, e por fim, incentivá-los a uma reflexão e tomada de consciência e postura mediante a tudo que tem sido feito pelo meio ambiente, culminando com a construção de brinquedos a partir de material reutilizado, gerando novas formas de brincar. As rodas de conversa foram utilizadas como metodologia e enriqueceram o debate. O estudo uniu a proposta da sustentabilidade ao brincar através da transformação da sucata em brinquedo, mas sobretudo, buscou-se transformar o modo de pensar e agir, conduzindo as crianças a repensar a prática de suas famílias com a destinação do lixo. Vygotsky e Ausubel inspiraram essa caminhada, que cheia de propostas lúdicas e de rodas de conversa, gerou pesquisa, questionamentos, reflexões e aprendizagens significativas.

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