EDUCAÇÃO EM TEMPOS PANDÊMICOS: PERCEPÇÕES E DESAFIOS PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE JAGUARÉ – ES EM 2020 E 2021
Nome: JAQUILDA ALBINO COSWOSK
Data de publicação: 19/12/2023
Banca:
Nome | Papel |
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UEBER JOSE DE OLIVEIRA | Orientador |
Resumo: A pesquisa em tela teve como objetivo investigar o processo de implantação e desenvolvimento dos ensinos remoto emergencial e híbrido no Sistema Municipal de Educação de Jaguaré-ES entre 2020 e 2021, períodos críticos da pandemia do novo coronavírus. Buscamos compreender os desafios e as percepções dos/as professores/as da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental e suas implicações para o trabalho remoto e híbrido. Em contrapartida, analisamos as
formações continuadas ofertadas entre 2016 e 2020 e suas contribuições para a prática docente, assim como o conhecimento docente apreendido em tais formações para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), de modo a garantir tais modalidades de ensino a partir da elaboração das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP). Enquanto aporte metodológico, formatamos uma pesquisa bibliográfica e documental em medidas provisórias, portarias, decretos e demais normativas emitidas pelo Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Educação (CNE), Secretaria Estadual de Educação (SEDU), Conselho Municipal de Educação de Jaguaré (CME), bem como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e qualitatitva construída de acordo com os resultados de uma entrevista em grupo realizada com diretores, técnicos da SEME e professores. Esta pesquisa é fundamentada no reconhecimento de que os cenários educacionais regional e brasileiro sofreram mudanças drásticas e exigiram uma profunda simbiose entre educadores, práticas pedagógicas e tecnologia, ao considerarmos os desafios sem precedentes apresentados pela crise pandêmica global. Através dela, lançamos luz sobre as especificidades não somente do cenário educacional em Jaguaré, mas também sobre implicações mais amplas para o necessário debate relativo à adaptabilidade dos sistemas educacionais diante de interrupções imprevistas e da desigualdade social flagrante agravada pela pandemia do novo coronavírus.