PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO INTEGRAL: ESTUDO DE CASO DE UMA ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA NO ENSINO MÉDIO

Nome: AMANDA PEREIRA

Data de publicação: 19/05/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ISABEL MATOS NUNES Orientador

Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar as práticas pedagógicas utilizadas no âmbito educacional para a inclusão da estudante com deficiência múltipla, matriculada na 3ª série do ensino médio, bem como realizar um projeto de intervenção diante dos desafios no ensino em Educação Integral, trazendo possibilidades acessíveis na inclusão. O cenário para tal, contou com a coparticipação de uma escola pública da rede estadual de ensino do Espírito Santo que atualmente funciona na Educação Integral. Na coleta de dados, exploramos o estudo bibliográfico e a pesquisa de campo com estudo de caso, realizando observações participante no ambiente escolar principalmente na sala de aula. Contamos com a colaboração de quatro professores a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), a pedagoga e a mãe para a entrevista semiestruturada, a participação em atendimentos de AEE e nas aulas, registrando-os em áudios, no diário de bordo e através de fotografias. A análise dos diálogos dissertados na pesquisa, apoiaram-se na teoria da perspectiva histórico
cultural elaborada por Vigotski, na qual deixa explicitado que somos seres culturais, sociais e nos constituímos no e pelo meio. Em seu legado também estão contribuições acerca da pessoa com deficiência, no importante papel da escola e do professor. Durante o estudo, destacamos as atividades práticas acessíveis desenvolvidas nas disciplinas de Geografia, Língua Portuguesa, Matemática e Química, apresentando possibilidades e mostrando as dificuldades durante todo processo. Com a aplicação do projeto de intervenção, conseguimos explorar as várias propostas acessíveis nas aulas de redação para a plataforma Letrus. Para as categorias de análises, utilizamos da categorização por Bardin (1984) para as investigações do estudo realizado.

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