ANÁLISE DA PRÁTICA DIDÁTICA SOBRE O USO DA LITERATURA NO ENSINO DA HISTÓRIA

Nome: OTAVIO BENINCA TOSCANO

Data de publicação: 20/12/2022

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
MARIA ALAYDE ALCANTARA SALIM Orientador

Resumo: O trabalho “Análise da prática didática sobre o uso da literatura no ensino de História” tem por foco analisar como o uso da literatura poderia auxiliar na construção do conhecimento histórico escolar. A partir desse objetivo, desenvolveram-se duas aplicações com alunos do Ensino Médio, da rede privada do município de São Mateus/ES. As aplicações se utilizaram dos livros Panelinha de Breu (1992) e A Capitoa (2014) da autora capixaba Bernadette Lyra. Utilizou-se uma metáfora com a fala de Bernadette Lyra: “A vida de uma mulher é feita de três vidas: aquela que se diz que ela teve; aquela que ela bem poderia ter tido; aquela que ela teve, de fato, e não será conhecida jamais” (Lyra, 2014). A autora pretende, com essa frase, mostrar que a memória dessas mulheres que ela tenta retratar podem ser apresentadas tanto pela literatura quanto pela história.” Aquela que se diz que ela teve” é do campo da história, que monta de documentos, fotos, jornais, livros, uma narrativa “Aquela que ela bem poderia ter tido” cabe à literatura que cria tramas e enredos com a ausência de detalhes. “Aquela que ela teve, de fato” é a vida cotidiana que nunca poderá ser representada de forma escrita por ninguém. A proposta desse trabalho era recompor o campo da história das personagens que a Bernadette trabalha, pesquisando no que foi possível para recompor a trajetória das personagens, culminando na organização de uma minibiografia, além de reapresentar as
personagens em contos ficcionais. Nas duas narrativas os alunos se apropriaram tanto da produção historiográfica, como dos livros ficcionais de Bernadette, utilizaram através de suas narrativas as questões sobre o papel da mulher na sociedade e na história, compreenderam a diferença de uma produção história e a literária, produziram obras ficcionais na qual foi possível trabalhar os conceitos de anacronismo e negacionismo. A conclusão a que se chegou foi que a utilização da literatura como recurso aliada a documentos históricos transformados em materiais didáticos apresentou grande potencial como estratégia de ensino.

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