REFLEXÕES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NO AMBIENTE EDUCACIONAL EM
UMA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA NO NOROESTE DO ESPÍRITO SANTO

Nome: PATRICK PEREIRA

Data de publicação: 29/09/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FRANKLIN NOEL DOS SANTOS Orientador

Resumo: Este estudo investiga a integração das questões de gênero e sexualidade em uma Escola Família Agrícola, no Noroeste do Espírito Santo, levando em conta suas particularidades. Esta pesquisa é parte de um estudo mais amplo, originado da
necessidade de abordar o tema orientação sexual, gênero e sexualidade no ensino na Educação do Campo e na Pedagogia da Alternância. A pergunta central de pesquisa foi: Como as estratégias educacionais podem promover uma compreensão
de gênero e sexualidade na Escola Família Agrícola, considerando sua singularidade e a evolução das perspectivas de educadores e estudantes? O objetivo geral foi analisar a abordagem de gênero e sexualidade na Escola Família Agrícola, no
Noroeste do Espírito Santo. Os objetivos específicos se direcionaram a investigar as percepções e atitudes de educadores, avaliação das perspectivas dos estudantes e exploração das influências culturais. O referencial teórico baseia-se em diversas fontes acadêmicas, destacando a contribuição de Lopes (2003, 2004, 2009, 2019), reconhecida por suas análises críticas das questões de gênero e sexualidade no contexto educacional. Adotou-se uma abordagem qualitativa, combinando revisão de literatura, estudo de caso e entrevistas, o que permitiu examinar a complexidade das questões de gênero e sexualidade na escola. As entrevistas revelaram que a escola pode ser uma fonte de preconceito com alunos e professores contribuindo para práticas homofóbicas. Os resultados destacam a necessidade da formação dos monitores e a urgência de abordar essas questões de maneira mais inclusiva e sensível ao contexto. Identifica-se um genuíno desejo de educadores e estudantes de melhorar a compreensão e o ambiente educacional em relação a gênero e sexualidade, no sentido de avançar em direção a uma educação mais inclusiva e equitativa nessas escolas e contextos similares.

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