AS FORMAÇÕES CONTINUADAS E A TEMÁTICA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO
Nome: VALQUIRIA SANTOS SILVA
Data de publicação: 28/08/2023
Banca:
Nome | Papel |
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CARLA VERÔNICA ALBUQUERQUE ALMEIDA | Examinador Externo |
AILTON PEREIRA MORILA | Examinador Interno |
ELIANE GONCALVES DA COSTA | Presidente |
Resumo: Esta pesquisa analisa as formações continuadas por meio de plataformas digitais no âmbito da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) ofertadas aos(às) professores(as) da rede de ensino estadual do Espírito Santo, desenvolvidas pelo Centro de Formação de Profissionais da Educação do Espírito Santo (Cefope), na Secretaria de Estado da Educação (SEDU), entre os anos de 2019 e 2021, a fim de verificar como as formações promovem letramento racial aos docentes. Como material de análise, utilizamos diversos documentos oficiais, entrevistas com gestores(as) e técnicos(as) e o resultado de grupos focais com professores(as) da Educação Escolar Quilombola da rede, tendo foco nas ações de formação continuada para ERER. Dialogamos com os teóricos Nilma Lino Gomes (2003, 2006, 2007, 2008, 2011, 2012, 2017) e Kabengele Munanga (2005, 2006, 2010), considerando as perspectivas sobre ações para as diversidades, diferenças e outras concepções na escola, a educação antirracista e o racismo estrutural presente na sociedade. O estudo apresenta um olhar sobre a construção de ações para uma educação antirracista, considerando a formação continuada para docentes como parte fundamental e estratégica nas políticas públicas de ações afirmativas no campo educacional.