COMO O PODCAST PODE SER UMA FERRAMENTA FACILITADORA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Nome: DEYSE MARA NIETO LYRIO
Data de publicação: 12/07/2023
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
FERNANDA CAPUCHO CEZANA | Examinador Externo |
LUCIO SOUZA FASSARELLA | Examinador Interno |
VALDINEI CEZAR CARDOSO | Presidente |
Resumo: Esta dissertação busca contribuir com novas ideias acerca do uso do podcast para o ensino da Educação Financeira voltado aos estudantes de uma turma da 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública estadual do município de São Mateus-ES. Para
isso, esta pesquisa tem como objetivo geral avaliar as possibilidades do ensino da Educação Financeira por meio do uso do podcast. Nesta pesquisa, de cunho qualitativo e descritivo, o percurso metodológico ocorreu, inicialmente, com a apresentação de dois questionários direcionados aos estudantes. Em seguida, foram entregues os planos de atividades para desenvolver o ensino da Educação Financeira com o uso do podcast, em que os estudantes criaram o roteiro, realizaram a gravação, a edição e a apresentação dos episódios de podcast para os demais estudantes. O aprendizado, diante da apresentação do tema sugerido, foi sobre a “caderneta de poupança”, dentro das possibilidades do ensino de Educação Financeira. Os resultados indicam que a pesquisa conseguiu seu objetivo, permitindo que essa ferramenta atue de forma relevante na evolução do ensino e da aprendizagem dos estudantes. Mesmo tendo dificuldades na utilização da ferramenta tecnológica no âmbito educacional, eles sentiram-se atraídos e estimulados, evidenciando comprometimento com o ensino-aprendizagem.