A FORMAÇÃO CONTINUADA E O FAZER COTIDIANO DA ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SÃO MATEUS/ES, NO PERÍODO DE 2013 A 2022

Nome: PLENDA DE JESUS FAUSTINO

Data de publicação: 23/08/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDREA BRANDAO LOCATELLI Orientador

Resumo: A formação continuada é um elemento importante na carreira profissional dos professores, por contribuir na re/construção e mobilização de saberes, além de potencializar a prática pedagógica docente. A dissertação objetivou compreender as formações continuadas oferecidas pela rede municipal de São Mateus, ES, suas implicações no cotidiano dos professores alfabetizadores e as percepções do acompanhamento pedagógico realizado pela Secretaria Municipal de Educação, no período de 2013 a 2022. Os aportes teóricos que fundamentaram e enriqueceram o texto tem a predominância dos saberes, expressões e entendimentos de formação de professores, segundo os autores Tardif (2019), Gauthier (2013) e Foerste (2005), bem como, as contribuições de Souza (2015) nas narrativas dos profissionais e apoiamonos em Soares (2020) com suas implicações no processo alfabetizador. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde os sujeitos protagonistas foi o grupo de trabalho composto por 10 professores alfabetizadores, que com suas narrativas por meio de questionários, entrevistas e relatos de experiências potencializaram os diálogos sobre a Formação Continuada em sua trajetória pessoal e profissional. Os resultados indicavam que as formações continuadas promovidas aos professores do Ciclo de Alfabetização nos últimos anos, contribuíram para a mudança da prática cotidiana de alguns professores de forma atitudinal e didática. Esses profissionais constituíram-se ao longo dos movimentos formativos a partir das interações com os demais pares e narrativas de experiências cotidianas. Apesar de toda a mobilização de formação continuada na rede municipal, constatou-se que alguns alunos finalizam essa etapa escolar, 3º ano, sem a consolidação de todas as habilidades necessárias, apontando que para além da participação dos professores nas formações continuadas, esse profissional precisa ser impactado por aquilo que é ofertado nelas e que a mobilização dos saberes apreendidos requer tempo. Além disso, outros elementos externos à educação interferem, significativamente, para o êxito da aprendizagem do aluno.

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