A CULTURA POPULAR E O DIÁLOGO COM A ESCOLA NA VILA DE ITAÚNAS, CONCEIÇÃO DA BARRA/ES
Nome: CLAUDIA ALVES SILVA
Data de publicação: 24/05/2023
Banca:
Nome | Papel |
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ANA CRISTINA NASCIMENTO GIVIGI | Examinador Externo |
ISABEL MATOS NUNES | Examinador Interno |
Resumo: O presente estudo investigou a cultura popular e o diálogo com a escola na vila de Itaúnas,
Conceição da Barra ES. Focalizou especialmente os grupos culturais existentes na vila, suas
manifestações e o respeito à cultura local, aspecto sem dúvida, de relevância acerca da
aprendizagem e práticas pedagógicas num contexto escolar. A metodologia seguiu os
pressupostos da abordagem qualitativa do tipo etnográfica, de acordo com Ludke e André
(1986), utilizando as técnicas de entrevistas, observação e grupo focal. As reflexões teóricas
foram norteadas pelos estudos de Clifford Geertz (1985), Michel de Certeau (1982), Roger
Chartier (1990, 1995) e Peter Burke (2004), na abordagem dos conceitos relativos à cultura e
práticas culturais. No levantamento sobre os estudos sobre a cultura local, destacaram-se os
trabalhos de Hermógenes Lima da Fonseca (1980), Guilherme Santos Neves (2008) e Maciel
de Aguiar (1995). De acordo com o resultado do estudo, foi possível identificar que existe um
diálogo entre a cultura popular e a escola. Na investigação com os alunos, verificou-se que
existe interesse em relação à diversidade cultural proposta nas atividades pedagógicas,
estabelecendo um diálogo com os grupos culturais existentes na vila e a escola, com o intuito
de potencializar e fortalecer a cultura popular.