COMO O PODCAST PODE SER UMA FERRAMENTA FACILITADORA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Nome: DEYSE MARA NIETO LYRIO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 12/07/2023
Orientador:
Nome | Papel |
---|---|
VALDINEI CEZAR CARDOSO | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
FERNANDA CAPUCHO CEZANA | Examinador Externo |
LÚCIO SOUZA FASSARELLA | Examinador Interno |
VALDINEI CEZAR CARDOSO | Orientador |
Resumo: Esta dissertação busca contribuir com novas ideias acerca do uso do podcast para o
ensino da Educação Financeira voltado aos estudantes de uma turma da 2ª série do
Ensino Médio de uma escola pública estadual do município de São Mateus-ES. Para
isso, esta pesquisa tem como objetivo geral avaliar as possibilidades do ensino da
Educação Financeira por meio do uso do podcast. Nesta pesquisa, de cunho
qualitativo e descritivo, o percurso metodológico ocorreu, inicialmente, com a
apresentação de dois questionários direcionados aos estudantes. Em seguida, foram
entregues os planos de atividades para desenvolver o ensino da Educação Financeira
com o uso do podcast, em que os estudantes criaram o roteiro, realizaram a gravação,
a edição e a apresentação dos episódios de podcast para os demais estudantes. O
aprendizado, diante da apresentação do tema sugerido, foi sobre a caderneta de
poupança, dentro das possibilidades do ensino de Educação Financeira. Os
resultados indicam que a pesquisa conseguiu seu objetivo, permitindo que essa
ferramenta atue de forma relevante na evolução do ensino e da aprendizagem dos
estudantes. Mesmo tendo dificuldades na utilização da ferramenta tecnológica no
âmbito educacional, eles sentiram-se atraídos e estimulados, evidenciando
comprometimento com o ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Podcast. Educação Financeira. Ensino. Aprendizagem.