SITUAÇÕES-PROBLEMA DO CAMPO CONCEITUAL ADITIVO:
UM ESTUDO ACERCA DOS CONHECIMENTOS DOS PROFESSORES DOS
ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO NORTE DO ESPÍRITO SANTO

Nome: FRANCIELY GOMES FAVERO FERREIRA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 16/06/2023
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
VALDINEI CEZAR CARDOSO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
MOYSÉS GONÇALVES SIQUEIRA FILHO Examinador Interno
VALDINEI CEZAR CARDOSO Orientador
VERIDIANA REZENDE Examinador Externo

Resumo: Considerando que os conhecimentos dos professores refletem no ensino ministrado
aos estudantes, esta pesquisa, que apresenta um recorte sobre o Campo Conceitual
Aditivo na perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais (TCC) de Gérard Vergnaud,
parte do questionamento: Quais as contribuições de um processo de formação
continuada sobre a TCC para a ampliação de conhecimentos acerca do Campo
Conceitual Aditivo, por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental do norte
do Espírito Santo? Na busca por responder a essa pergunta, este estudo se propõe a
investigar as contribuições de um curso de extensão da Universidade Federal do
Espírito Santo (UFES) sobre as aplicações educacionais da TCC, na ampliação de
conhecimentos acerca do Campo Aditivo, por esses professores. Os dados foram
coletados a partir desse curso de extensão, com a participação de 14 professores que
atuavam em turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental em 9 escolas estaduais
distintas, localizadas em 6 municípios do norte do Espírito Santo, no ano de 2022.
Esta pesquisa qualitativa, desenvolvida por meio de um estudo de caso com a
utilização de elementos da Engenharia Didática, emprega como instrumentos de
coleta de dados: atividades realizadas nas escolas pelos participantes do curso,
atividades desenvolvidas nos encontros presenciais, questionário e gravações em
vídeo. As análises indicam que antes dos estudos sobre a TCC no curso de extensão,
os problemas elaborados pelos participantes classificavam-se, em sua maioria, como
protótipos, tipos mais simples dentre as categorias do Campo Aditivo. A identificação
dos teoremas em ação empregados pelos professores nas resoluções revela a
mobilização de teoremas verdadeiros e falsos. Uma segunda elaboração de
problemas, após os estudos sobre o Campo Aditivo no curso, mostra maior
diversificação das categorias. Esses resultados, bem como as análises dos
professores sobre as formas de resolução de problemas desse campo por seus alunos
e as respostas ao questionário sobre suas perspectivas em relação às contribuições
da TCC para a prática docente, confirmam que o curso contribuiu para a ampliação
de conhecimentos sobre a TCC pelos professores, e consequentemente, para que a
diversidade de situações envolvida no Campo Aditivo chegue até os estudantes para
os quais lecionam.
Palavras-chave: Teoria dos Campos Conceituais. Teoremas em ação. Formação de
Professores.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia Governador Mário Covas, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-540