METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: IMPLEMENTAÇÃO DA
METODOLOGIA ATIVA INSTRUÇÃO POR PARES (PEER INSTRUCTION) NA FÍSICA DE ENSINO MÉDIO

Nome: DALTE DA SILVA SANTOS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 30/06/2023
Orientador:

Nome Papelordem decrescente
FRANKLIN NOEL DOS SANTOS Orientador

Banca:

Nome Papelordem decrescente
ANDRÉ LUÍZ ALVES Examinador Externo
GUSTAVO VIALI LOYOLA Examinador Externo
FRANKLIN NOEL DOS SANTOS Orientador

Resumo: As contribuições teórico-metodológicas encontradas nas obras e estudos de Vygotsky à Educação e à pratica docente têm fomentado a implementação de metodologias ativas de ensino na educação escolar. Essas metodologias, diferentemente das metodologias tracionais de ensino, buscam colocar o aluno no centro do processo educativo e tornar o processo de ensino-aprendizagem mais exitoso. Na presente pesquisa, fazemos uma reflexão sobre o papel desempenhado pela educação escolar no processo de formação dos educandos sob a ótica vygotskyana e apresentamos uma análise da metodologia ativa de ensino Instrução por Pares (IpP), destacando as suas principais características e potenciais contribuições dadas à prática docente. Analisamos e discutimos os resultados da implementação da metodologia IpP na abordagem do conteúdo de Mecânica Clássica – Dinâmica da partícula – realizada em duas turmas de 1º ano do Ensino Médio Regular do Colégio Estadual Democrático Ruy Barbosa, vinculado à Secretaria da Educação do Estado da Bahia, localizado na cidade de Teixeira de Freitas – Bahia. Os dados coletados durante a realização dessa pesquisa foram analisados de acordo com a técnica de Análise de Conteúdo segundo Laurence Bardin. Os principais aspectos e características da metodologia IpP foram analisados sob a perspectiva vygotskyana, onde
destacamos como estes dialogam de forma acentuada com a teoria de desenvolvimento e aprendizado relacionados aos conceitos de Mediação Semiótica e da Zona de Desenvolvimento Proximal ou Potencial propostos por Vygotsky. Essa análise corrobora a metodologia IpP, tendo em vista que esta
possui aporte teórico-metodológico alinhado aos preceitos fundamentados nas teorias de Vygotsky para os processos de desenvolvimento e aprendizado. A análise dos dados coletados nesta pesquisa durante a implementação da IpP em sala de aula demostra que a esta metodologia tem potencial na promoção das interações sociais qualificadas em sala de aula, na centralização do educando no processo de ensino-aprendizagem, no desenvolvimento da argumentação e do raciocínio fundamentado nos conceitos científicos dos conteúdos em estudo e no estímulo ao desenvolvimento de hábitos autônomos de estudos e na resolução de problemas. Essa análise demostra que a metodologia IpP traz contribuições relevantes à prática docente quando implementada em sala de aula, se constituindo com uma alternativa promissora às metodologias tradicionais de ensino.

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