METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: IMPLEMENTAÇÃO DA
METODOLOGIA ATIVA INSTRUÇÃO POR PARES (PEER INSTRUCTION) NA FÍSICA DE ENSINO MÉDIO
Nome: DALTE DA SILVA SANTOS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 30/06/2023
Orientador:
Nome | Papel |
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FRANKLIN NOEL DOS SANTOS | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ANDRÉ LUÍZ ALVES | Examinador Externo |
FRANKLIN NOEL DOS SANTOS | Orientador |
GUSTAVO VIALI LOYOLA | Examinador Externo |
Resumo: As contribuições teórico-metodológicas encontradas nas obras e estudos de Vygotsky à Educação e à pratica docente têm fomentado a implementação de metodologias ativas de ensino na educação escolar. Essas metodologias, diferentemente das metodologias tracionais de ensino, buscam colocar o aluno no centro do processo educativo e tornar o processo de ensino-aprendizagem mais exitoso. Na presente pesquisa, fazemos uma reflexão sobre o papel desempenhado pela educação escolar no processo de formação dos educandos sob a ótica vygotskyana e apresentamos uma análise da metodologia ativa de ensino Instrução por Pares (IpP), destacando as suas principais características e potenciais contribuições dadas à prática docente. Analisamos e discutimos os resultados da implementação da metodologia IpP na abordagem do conteúdo de Mecânica Clássica Dinâmica da partícula realizada em duas turmas de 1º ano do Ensino Médio Regular do Colégio Estadual Democrático Ruy Barbosa, vinculado à Secretaria da Educação do Estado da Bahia, localizado na cidade de Teixeira de Freitas Bahia. Os dados coletados durante a realização dessa pesquisa foram analisados de acordo com a técnica de Análise de Conteúdo segundo Laurence Bardin. Os principais aspectos e características da metodologia IpP foram analisados sob a perspectiva vygotskyana, onde
destacamos como estes dialogam de forma acentuada com a teoria de desenvolvimento e aprendizado relacionados aos conceitos de Mediação Semiótica e da Zona de Desenvolvimento Proximal ou Potencial propostos por Vygotsky. Essa análise corrobora a metodologia IpP, tendo em vista que esta
possui aporte teórico-metodológico alinhado aos preceitos fundamentados nas teorias de Vygotsky para os processos de desenvolvimento e aprendizado. A análise dos dados coletados nesta pesquisa durante a implementação da IpP em sala de aula demostra que a esta metodologia tem potencial na promoção das interações sociais qualificadas em sala de aula, na centralização do educando no processo de ensino-aprendizagem, no desenvolvimento da argumentação e do raciocínio fundamentado nos conceitos científicos dos conteúdos em estudo e no estímulo ao desenvolvimento de hábitos autônomos de estudos e na resolução de problemas. Essa análise demostra que a metodologia IpP traz contribuições relevantes à prática docente quando implementada em sala de aula, se constituindo com uma alternativa promissora às metodologias tradicionais de ensino.