ENSINO E APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES EXPONENCIAIS ENVOLVENDO TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: análise de atividades com alunos do Ensino Médio

Nome: VANESSA BAYERL CESANA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 18/07/2023
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
VALDINEI CEZAR CARDOSO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
LÚCIO SOUZA FASSARELLA Examinador Interno
MICHELE CARVALHO DE BARROS Examinador Externo
VALDINEI CEZAR CARDOSO Orientador

Resumo: As tecnologias digitais têm presença constante em nossa sociedade, marcando seu desenvolvimento à medida que apresentam inovações, ampliam os acessos às informações e proporcionam diversificados modos de comunicação, permitindo que surjam novos métodos para os processos de ensino e de aprendizagem. Esta pesquisa foi desenvolvida buscando analisar possíveis contribuições da utilização de TDIC, nos processos de ensino e de aprendizagem das funções exponenciais em uma turma da 2ª série do Ensino Médio. Fundamentados nos contextos de utilização das tecnologias na Educação Matemática com as fases desenvolvidas por Borba, Scucuglia e Gadanidis (2014) e Borba, Souto e Junior (2022), na Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia de Mayer (2009) para avaliação de multimídias direcionadas para o ensino, e, nos documentos oficiais da educação do estado do Espírito Santo, criamos e aplicamos um Plano de Atividades que utiliza multimídias e o software GeoGebra para trabalhar o conteúdo das Funções Exponenciais. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa e exploratória, com os dados coletados por meio de diário de bordo, resolução de atividades e questionário. As análises dos dados seguiram um caminho metodológico construído com base no processo sequencial de atividades descritos por Gil (2002) e em algumas técnicas da Análise de Conteúdo de Bardin (2021). Construímos quatro categorias: As multimídias em sala de aula, Funcionalidades do GeoGebra, Transformações gráficas e Uso da linguagem matemática. As análises categoriais mostraram que as TDIC, utilizadas no Plano de Atividades, contribuíram para facilitar os processos de ensino e de aprendizagem do conteúdo e para que os alunos pudessem perceber as principais relações que se estabelecem entre as leis das funções e seu gráfico, por meio das transformações entre os seus registros, utilizando o GeoGebra.

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