A CULTURA POPULAR E O DIÁLOGO COM A ESCOLA NA VILA DE
ITAÚNAS, CONCEIÇÃO DA BARRA/ES

Nome: CLAUDIA ALVES SILVA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 24/05/2023
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARIA ALAYDE ALCANTARA SALIM Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANA CRISTINA NASCIMENTO GIVIGI Examinador Externo
ISABEL MATOS NUNES Examinador Interno
MARIA ALAYDE ALCANTARA SALIM Orientador

Resumo: O presente estudo investigou a cultura popular e o diálogo com a escola na vila de Itaúnas,
Conceição da Barra ES. Focalizou especialmente os grupos culturais existentes na vila, suas
manifestações e o respeito à cultura local, aspecto sem dúvida, de relevância acerca da
aprendizagem e práticas pedagógicas num contexto escolar. A metodologia seguiu os
pressupostos da abordagem qualitativa do tipo etnográfica, de acordo com Ludke e André
(1986), utilizando as técnicas de entrevistas, observação e grupo focal. As reflexões teóricas
foram norteadas pelos estudos de Clifford Geertz (1985), Michel de Certeau (1982), Roger
Chartier (1990, 1995) e Peter Burke (2004), na abordagem dos conceitos relativos à cultura e
práticas culturais. No levantamento sobre os estudos sobre a cultura local, destacaram-se os
trabalhos de Hermógenes Lima da Fonseca (1980), Guilherme Santos Neves (2008) e Maciel
de Aguiar (1995). De acordo com o resultado do estudo, foi possível identificar que existe um
diálogo entre a cultura popular e a escola. Na investigação com os alunos, verificou-se que
existe interesse em relação à diversidade cultural proposta nas atividades pedagógicas,
estabelecendo um diálogo com os grupos culturais existentes na vila e a escola, com o intuito
de potencializar e fortalecer a cultura popular.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia Governador Mário Covas, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-540