CONCEPÇÕES DE DOCENTES SOBRE PENSAMENTO CIENTÍFICO:UMA EXPERIÊNCIA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Nome: MARCIO CYPRIANO DE LIMA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 30/03/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARCIA REGINA SANTANA PEREIRA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DEBORA SCHMITT KAVALEK Examinador Externo
JAIR MIRANDA DE PAIVA Examinador Interno
MARCIA REGINA SANTANA PEREIRA Orientador

Resumo: A educação há tempos requer dos profissionais de educação uma adequação a
nova realidade encontrada em sala de aula, seja pelas novas exigências
pertinentes ao século XXI, quanto a persistência de falhas na alfabetização plena
dos estudantes. A promoção da Alfabetização Científica é urgente, visto que o
Índice de Letramento Científico brasileiro é rudimentar, necessita-se assim de
práticas e estudos para melhoria nesse índice. Esse deve ser um fator de atenção
e incluído como foco nos novos Modelos de Educação, como os de Tempo
Integral, cada vez mais implantados em todo país. O Estado do Espírito Santo
buscou a construção e validação de um modelo para suas Escolas em Tempo
Integral nos princípios da educação integral, e entre os conteúdos do currículo
diversificado, consta o componente curricular de Pensamento Científico. Foi
construído um material formativo para este componente, sugerindo aos
professores que assumirem a sua docência buscar a promoção da Alfabetização
Científica. É pertinente nesse contexto avaliar se a formação dos professores que
estão aptos a ministrá-la é eficiente. Este projeto de pesquisa visa então constatar
qual é o conceito de ciência e a sua metodologia, além de indagar sobre
pseudociência, professores de uma escola de tempo integral. Para isso se utilizou
de um Formulário Internacional (VNOS-C) adaptado, aplicado online, e ministrouse uma formação presencial baseada no conteúdo do material formativo publicado
pelo Estado do Espírito Santo, com posterior reaplicação do VNOS-C a fim de
comparação. Foram analisados os argumentos registrados bem como a
participação com perguntas, comentários e afirmações dos docentes que
participaram das etapas dessa pesquisa. Percebeu-se que o material formativo
surtiu um leve efeito positivo na Alfabetização Científica dos professores, tendo
maior contribuição no quesito de reconhecer a Astrologia como pseudociência.
Houve timidez em muitos resultados, sendo descrito a alta demanda de exigências
burocráticas, tempo excessivo de sala de aula para poucos momentos de
planejamento como fatores que impactaram uma melhor participação dos
docentes em todas as etapas da pesquisa. Soma-se a isso o momento de
alteração de regime da educação devido a pandemia de Covid-19, alterando em
fases Ead, híbridas e totalmente presencial durante o ano de 2021, bem como
6
afastamentos de profissionais devido a contaminação ou suspeita pelo vírus.
Proporcionar mais momentos formativos de forma presencial e aprofundar
posteriormente as discussões que o material publicado pelo Estado do Espírito
Santo trás é um caminho importante para atingir uma mudança para um Índice de
Letramento Científico satisfatório para professores, seus estudantes e
consequentemente a sociedade brasileira.
Palavras-chave: Alfabetização Científica; Educação em Tempo Integral,
Pensamento Científico.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia Governador Mário Covas, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-540