A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO E A
MATERIALIDADE DAS FONTES: UMA EXPERIÊNCIA COM MUSEU
TEMPORÁRIO

Nome: FRANSCIELLY VAGO MOSCHEN
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 23/03/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARIA ALAYDE ALCANTARA SALIM Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
MARIA ALAYDE ALCANTARA SALIM Orientador
SANDRO NANDOLPHO DE OLIVEIRA Examinador Externo
UEBER JOSÉ DE OLIVEIRA Examinador Interno

Resumo: O trabalho “A construção do conhecimento histórico e a materialidade das fontes: uma experiência com museu temporário” tinha por foco analisar como o uso da materialidade dos objetos poderia auxiliar na construção do conhecimento histórico escolar. Com esse objetivo, desenvolveu-se um museu histórico temporário com alunos do Ensino Fundamental II, da rede pública do município de São Mateus/ES. O museu histórico temporário, constituído por um acervo de fontes históricas familiares, tornou-se palco para a construção de conceitos históricos fundamentais para o aprendizado da História escolar, com ênfase as noções de temporalidade (tempo vivido/da natureza, tempo cronológico e tempo histórico). Por meio do método da pesquisa-ação - Tripp (2005), Franco (2005) e Barbier (2007) - e norteados por grandes autores da ciência histórica - Bloch (2001), Febvre (1953), Braudel (1969), Le Goff (2013), Burke (1992), Ginzburg (1989) e Benjamin (1985) - e do ensino de História
- Schmidt (1999, 2004), Siman (2005), Scaldaferri (2008), Schmidt e Cainelli (2009), Bittencourt (2009), Guimarães (2012), Oliveira (2005, 2010) e Miranda (2005, 2013), analisou-se todo o processo de elaboração do museu histórico temporário (físico e virtual) e investigou-se, a partir da aplicação de intervenções de ensino, como se deu a construção das noções temporais utilizando a materialidade como recurso didático. A conclusão a que se chegou foi que a utilização de recursos concretos - documentos históricos transformados em materiais didáticos, como mediadores na construção de conceitos históricos abstratos, como as noções de temporalidade, apresentou grande potencialidade como estratégia de ensino, desde que o alunado participe de todo o processo de elaboração conceitual e não receba conceitos prontos e acabados.

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