UMA ANÁLISE DO CONCEITO DE "MEDIAÇÃO" DE L. S. VIGOTSKI E
SUAS IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS
Nome: TATIANA TEIXEIRA JORGE
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 16/02/2022
Orientador:
Nome | Papel |
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AILTON PEREIRA MORILA | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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AILTON PEREIRA MORILA | Orientador |
RITA DE CASSIA CRISTOFOLETI | Examinador Interno |
Resumo: A mediação, conceito trabalhado por Lev Semyonovitch Vigotski é um tema de grande relevância para diversos campos do saber. Segundo o autor marxista a mediação é indispensável para a aprendizagem e desenvolvimento humano. Dessa forma, entendemos que o seu estudo abre possibilidades para a compreensão do ser humano procurando explicar como os mesmos se relacionam com o seu mundo e se desenvolvem. Portanto, o objetivo deste estudo foi buscar entender e analisar o conceito de mediação e suas implicações para a educação. Em primeiro momento é apresentado a história de vida do autor como também sua base teórica. Em seguida é apontado como o conceito de mediação foi desenvolvido e criado por Vigotski. Por fim a sua importância para a escola, local onde relacionamentos serão estabelecidos e mediadores estarão contribuindo para que o conhecimento e as relações entre os sujeitos possam vir a acontecer. A mediação é imprescindível para escola, desse modo os mediadores devem ser compreendidos como auxiliares necessários que estarão contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores nos escolares. Para responder ao objetivo proposto, está pesquisa analisou o conceito de mediação epistemologicamente e historicamente, sendo realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico. Compreendendo, primeiramente o conceito, osteriormente podemos verificar neste estudo como o mesmo é de grande valia para a educação.