UMA ANÁLISE DO CONCEITO DE MEDIAÇÃO DE L. S. VIGOTSKI E
SUAS IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS

Nome: Tatiana Teixeira Jorge
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 16/02/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Ailton Pereira Morila Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Ailton Pereira Morila Orientador
Rita de Cassia Cristofoleti Examinador Interno

Resumo: A mediação, conceito trabalhado por Lev Semyonovitch Vigotski é um tema de grande
relevância para diversos campos do saber. Segundo o autor marxista a mediação é
indispensável para a aprendizagem e desenvolvimento humano. Dessa forma,
entendemos que o seu estudo abre possibilidades para a compreensão do ser
humano procurando explicar como os mesmos se relacionam com o seu mundo e se
desenvolvem. Portanto, o objetivo deste estudo foi buscar entender e analisar o
conceito de mediação e suas implicações para a educação. Em primeiro momento é
apresentado a história de vida do autor como também sua base teórica. Em seguida
é apontado como o conceito de mediação foi desenvolvido e criado por Vigotski. Por
fim a sua importância para a escola, local onde relacionamentos serão estabelecidos
e mediadores estarão contribuindo para que o conhecimento e as relações entre os
sujeitos possam vir a acontecer. Para responder ao objetivo proposto, está pesquisa
analisou o conceito de mediação epistemologicamente e historicamente.
Compreendendo, primeiramente o conceito, posteriormente podemos verificar neste
estudo como o mesmo é de grande valia para a educação.
Palavras-chave: Mediação. Conceito. Análise. História. Epistemologia. Educação

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