UM ESTUDO SOBRE A EAD NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES PELO OLHAR DOS ATORES: PROFESSORES E ALUNOS

Nome: UANDRES RUÂNER SCHUAMBAH
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 07/03/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARCIA REGINA SANTANA PEREIRA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FRANKLIN NOEL DOS SANTOS Examinador Interno
GUSTAVO VIALI LOYOLA Examinador Externo
MARCIA REGINA SANTANA PEREIRA Orientador

Resumo: A presente dissertação tem por objetivo apresentar, por meio de uma pesquisa exploratória de
caráter qualitativo, a legislação sobre a EaD, mostrando um panorama sobre sua evolução
normativa e destacando que está em constante aperfeiçoamento frente aos desenvolvimentos
das TICs. Com o advento da Pandemia da Covid-19 a EaD tornou-se um caminho viável, já
que essa modalidade de ensino é um processo que acontece de forma remota e online,
intermediada por recursos tecnológicos. E não há dúvidas de que vem sendo fundamental para
atravessarmos este momento de crise. Dados apontam que o brasileiro vem aderindo à
educação a distância, e discutiremos aqui os motivos pelos quais isso vem acontecendo.
Destacamos que é categórico, como nos mostra o documento Referenciais de Qualidade para
EAD, não existe um modelo único. Porém, em busca da melhoria da educação brasileira, esta
peça se destaca pela sua importância em fomentar esta caminhada. O professor é uma peça de
vital relevância para essa mudança, pois cabe a este profissional colocar em prática na sala de
aula, os objetivos/rumos traçados para a educação. Neste sentido, o texto aborda, embasado na
revisão de literatura, pontos favoráveis e contrários sob o ponto de vista dos professores e a
opiniões de pesquisadores sobre o comparativo entre a educação presencial versus educação a
distância. As possibilidades que a EaD pode fornecer para democratizar o acesso à educação
são inúmeras, mas para colocar em ação, são necessários esforços contínuos tantos daqueles
que fornecem os meios quanto daqueles que buscam por esse caminho.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia Governador Mário Covas, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-540