CONTRIBUIÇÕES DA ROBÓTICA EDUCACIONAL PARA A APRENDIZAGEM DE
TRIGONOMETRIA NA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA
PARTICULAR DE LINHARES-ES

Nome: ROGER DA TRINDADE GOMES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 17/11/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
LÚCIO SOUZA FASSARELLA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
JOÃO VILHETE VIEGAS DABREU Examinador Externo
LÚCIO SOUZA FASSARELLA Orientador
MOYSÉS GONÇALVES SIQUEIRA FILHO Examinador Interno

Resumo: Pesquisa Exploratória, realizada com 16 estudantes da Primeira Série do Ensino
Médio, do Centro de Atividades “Eurico de Aguiar Salles” (SESI) situada no município
de Linhares-ES. O estudo trata de uma sequência didática no formato de oficinas, na
qual os alunos resolvem situações-problemas de Trigonometria com uso da Robótica
Educacional. Trazemos como questionamento: Quais contribuições a Robótica
Educacional proporciona ao processo de aprendizagem da Trigonometria,
considerando sua aplicação conjugada à resolução de problemas? Para buscar
respostas, apresentamos como objetivo geral identificar contribuições do uso da
Robótica Educacional como recurso didático para a aprendizagem de Trigonometria,
com a aplicação das atividades propostas durante as oficinas realizadas e com
objetivos específicos: 1-Desenvolver e aplicar um plano para o ensino de
Trigonometria combinando a Robótica Educacional com a resolução de problemas.
2-Observar e avaliar o processo de aprendizagem de Trigonometria por uma turma
de Ensino Médio submetido ao plano de ensino desenvolvido. Para a análise dos
dados aplicamos a Análise Textual Discursiva seguindo os critérios de Moraes (2003).
Destacamos que foi possível observar como os conceitos e definições são
construídos, bem como a organização das ideias em uma sequência lógica de fatos
pelos estudantes. Ainda destacamos que a utilização da Robótica Educacional em
um ambiente Construcionista proposto por Papert (2008), proporcionar aos alunos
práticas investigativas pelo fato de poder utilizar rapidamente algo acabou de
aprender, além de resolver situações com experimentação.
Em termos mais amplos, além do específico da aprendizagem de Matemática é
importante pensarmos a Robótica Educacional como um recurso para formação social
e pessoal, pelo uso da qual os alunos podem desenvolver e aplicar sua criatividade,
imaginação, autonomia, destreza e trabalho em equipe.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia Governador Mário Covas, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-540