Do Quilombo à Escola: Resistências Ancestrais no Ensino de História Local
Nome: ANACLÉCIA VIEIRA DE JESUS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 01/10/2021
Orientador:
Nome | Papel |
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MARIA ALAYDE ALCANTARA SALIM | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ANDRESSA ZOI NATHANAILIDIS | Examinador Externo |
ISABEL MATOS NUNES | Examinador Interno |
MARIA ALAYDE ALCANTARA SALIM | Orientador |
Resumo: Esta pesquisa, procura-se discutir e problematizar o apagamento da história do negro no município, desnaturalizando progressivamente a noção de que as pessoas importantes e os grandes fatos e acontecimentos escolhidos pelos discursos oficiais são os únicos caminhos para o ensino. O estudo tem como objetivo geral realizar um estudo histórico sobre a Comunidade Quilombola de Nova Vista São Mateus, ES com foco especial na figura de Zé de Ana, Rei do Ticumbi e Mestre da Cabula. Apresenta-se a história de luta e resistência dessa comunidade que resiste entre os eucaliptais da região do Sapê do Norte. Através da metodologia qualitativa, trazemos a história oral, buscando suporte na oralidade da comunidade com o intuito de registrar sua história, os saberes, as práticas e os elementos identitários. A escrita foi tecida, em seu quadro teórico, por autores como: Bloch (2001), Ginzburg (1987), Benjamin
(1986), Freire (1986), Lajolo e Zilberman (2007). A conclusão a que se chegou, através dos diálogos com as memórias compartilhadas pelos anciãos da comunidade e professores de escolas localizadas em territórios quilombolas do município, é a possibilidade de um ensino de história nos anos iniciais focado na história local. Além da dissertação, como parte integrante da pesquisa, há um livro infantil literário paradidático intitulado O Reizinho de Nova Vista, fundamentado nas narrativas produzidas pelos anciãos da comunidade quilombola Nova Vista, que resistem ao apagamento de sua história.