ÉMILE JAQUES-DALCROZE E A EDUCAÇÃO MUSICAL NAS DISSERTAÇÕES DOS
PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA

Nome: KAROLINE DE ALMEIDA CUNHA BOEKE
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 08/09/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
AILTON PEREIRA MORILA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ADEMIR ADEODATO Examinador Externo
AILTON PEREIRA MORILA Orientador
MARIA ALAYDE ALCANTARA SALIM Examinador Interno

Resumo: O presente trabalho aborda o Método de Émile Jaques-Dalcroze no contexto da
educação musical. Com foco em sua aplicabilidade, busca-se saber se, e como, este
método se apresenta no ensino brasileiro. A pesquisa é bibliográfica, e estabeleceu
seu aporte teórico em alguns interlocutores de Émile Jaques-Dalcroze, como
Madureira (2008), Gainza (1964), Berchtold (1965), Mateiro e Ilari (2011); e nos
escritos do próprio Jaques-Dalcroze (1964, 1945, 1930, 1917, 1920) a fim de
estabelecer redes teóricas sobre a metodologia para educação musical dalcroziana.
Utilizando uma abordagem qualitativa, tomamos como material de análise, teses e
dissertações que foram levantadas através da CAPES (Portal da Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) com intenção de reconhecer
publicações acadêmicas que propõe e/ou tematizam os pensamentos e práticas do
educador musical Émile Jaques-Dalcroze no cenário acadêmico brasileiro. Com base
nos objetivos, metodologias, fundamentações teóricas e conclusões identificados em
leitura do material levantado, pôde-se obter dados que foram interpretados através da
técnica de análise de conteúdo. A pesquisa aponta para notória relevância e
contribuições que as propostas metodológicas para o ensino musical de Émile
Jaques-Dalcroze podem oferecer para a educação musical brasileira. Trazer à tona
essa temática, pode proporcionar reflexões quanto aos caminhos que o ensino
musical brasileiro vem trilhando, e também os que pode trilhar. Nesse sentido as
etapas formuladas para pesquisa consistem em: levantamento bibliográfico;
aprofundamento dos pensamentos e conceitos do autor escolhido; levantamento de
dissertações e teses dentro da temática sugerida; e análise dos dados.

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