Que Falta é Essa?: Uma Escuta do Lugar das Professoras Sobre Alunos Medicados no Ensino Fundamental I
Nome: CRISTIANE FOGOS VIEIRA AMARO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 15/06/2020
Orientador:
Nome | Papel |
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REGINA CELIA MENDES SENATORE | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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AILTON PEREIRA MORILA | Examinador Interno |
ALICE MELO PESSOTTI | Examinador Externo |
REGINA CELIA MENDES SENATORE | Orientador |
Resumo: O presente estudo tratou de investigar a respeito da visão das professoras de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental I localizada em São Mateus/ES, sobre a relação com alunos medicalizados, bem como, de que lugar as mesmas falam acerca destes no que concerne aos diagnósticos. Dessa forma, se teve como suporte teórico os estudos desenvolvidos por Freud (1969), bem como Fernández (1991), Fernandes (1994) dentre outros autores. Esta pesquisa se caracteriza como uma pesquisa de campo de caráter qualitativo. Os procedimentos utilizados para obter as informações foi um roteiro de entrevista semi-estruturada que foi realizado com cinco professoras e posteriormente transcritos na integra. Também foi elaborado um diário de campo onde todas as observações e vivências foram devidamente anotadas. Através da análise do discurso de cada professora, pode-se perceber as diversas facetas atribuídas a mulher-mãe-professora, ou seja, termos que foram associados no decorrer do discurso que evidenciam o falicismo no que concerne a relação que as professoras atribuem ao seu papel com os alunos, bem como a falta que apesar de estruturante, acaba por ser negada pelas mesmas.